Quadrinhos como material didático para a aprendizagem significativa dos conteúdos de biologia

Borgue, Valcenir da Silva (2021)

Trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Os quadrinhos foram definidos como “arte sequencial”, uma arte que se baseia em imagens colocadas em sequência. Várias pesquisas apoiam o uso dos quadrinhos no ensino, contanto que escolhidos e aplicados com critério apropriado. A partir disso, quadrinhos poderiam ser usados como material didático para a aprendizagem significativa dos conceitos de biologia, em uma metodologia adaptada ao ensino à distância? Essa é a pergunta que inspirou essa monografia. Tendo essa pergunta inicial como direção, os objetivos específicos propostos foram: avaliar se o quadrinho se adequa ao ensino remoto associado a outras ferramentas (como as videoaulas e um site) e também verificar se a criação de quadrinhos pelos alunos é uma forma de avaliação condizente com a aprendizagem significativa. Dentre os processos metodológicos adotados, está a criação de videoaulas para apresentar o conteúdo e de um site, para a exposição dos quadrinhos dos alunos. A criação desses quadrinhos ocorreu no site Pixton, o qual foi utilizado para testar se a criação de quadrinhos funciona como método avaliativo. Os meios usados para a coleta de dados foram, o questionário, a observação participante, a entrevista semiestruturada (que aconteceu pelo Google Meet) e a análise dos quadrinhos produzidos. Considerando o método de coleta, essa monografia pode ser classificada como uma Pesquisa de Campo do tipo qualitativa. Ao final da pesquisa ficou claro que o quadrinho pode ser usado como material didático para a aprendizagem significativa dos conteúdos de Biologia e que a utilização do Pixton foi intuitiva e agradável aos alunos, podendo ser adaptado tanto para ensino regular quanto para o ensino à distância.

ABSTRACT: Comics have been defined as “sequential art”, art that is based on images placed in sequence. Several researches support the use of comics in teaching, as long as they are chosen and applied with appropriate criteria. From there, could comics be used as teaching material for meaningful learning of biology concepts, in a methodology adapted to distance learning? That is the question that inspired this monograph. With this initial question as a direction, the specific objectives proposed were: to evaluate whether the comic is suitable for remote teaching associated with other tools (such as video lessons and a website) and also to verify whether the creation of comic books by students is a suitable evaluation form with meaningful learning. Among the methodological processes adopted, there was the creation of video classes to present the content and a website, which served for the exhibition of the students' comics. The creation of these comics takes place on the Pixton website and was the way used to test whether the creation of comics works as an evaluation method. The means used for data collection were, the questionnaire, the participant observation, the semistructured interview (which happened by Google Meet) and the analysis of the produced comics. Considering the collection method, this monograph cam be classified as a Qualitative Field Research. At the end of the research it was clear that the comic can be used as teaching material for the meaningful learning of the contents of Biology and that using Pixton was intuitive and enjoyable for students, and can be adapted for regular and distance learning.


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