O uso de tecnologias como material didático-pedagógico alternativo para alunos com baiza visão : uma possibilidade para educação inclusiva em tempos de pandemia

Rodrigues, Isabela Almeida (2021)

Trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes no ambiente escolar como ferramenta de suporte à educação, tornando possível um mundo de informações e tecnologias que podem ser utilizadas tanto a favor do professor quanto do aluno. Os alunos que possuem algum tipo de necessidade especial, podem ser contemplados com o uso dessas tecnologias para auxilio da aprendizagem de acordo com sua especificidade. Este trabalho tem como objetivo mostrar a diferença que o uso das tecnologias, desde aplicativos, aumento de imagens, simples ferramentas de atalho, entre outros, podem fazer para que um aluno de baixa visão compreenda melhor o conteúdo de biologia e assim apresentar ferramentas que são positivas e negativas no processo de aprendizagem do aluno em tempos de ensino remoto.

ABSTRACT: Technological resources are increasingly present in the school environment as a tool to support education, making possible a world of information and technologies that can be used in favor of both the teacher and the student. Students who have some kind of special needs, can be contemplated with the use of these technologies to aid learning according to their specificity. This project aims to show the difference that the use of technologies, like mobile apps, image enhancement, simple shortcut tools, among others, can make for that a low vision student better understand the biology content and thus present tools that are both positive and negative in the student's learning process in times of remote teaching.


Collections: