A abordagem da variação linguística nos livros didáticos de língua portuguesa no Ensino Fundamental II

Silva, Erlimar Cristo da (2021)

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RESUMO: Com o passar dos anos, o ensino em sala de aula e a educação passaram por diversas mudanças, dentre elas a implementação do Livro Didático como uma ferramenta de apoio ao professor em sala de aula. Mediante esta realidade, tornou-se de suma importância a criação de programas e formas de análise destes materiais que serão disponibilizados aos alunos. Esta pesquisa possui como principal objetivo analisar como o tema da Variação Linguística é abordado nos Livros Didáticos selecionados para esta análise, e se a real concepção deste tema é abordada dentro destes materiais pelos autores. Esta pesquisa tem como principal base teórica os estudos de Bagno (2004), Faraco (2002), Geraldi (1997), Bortoni-Ricardo (2004), Travaglia (1997), Antunes (2009) e Cunha (2009), através da análise qualitativa/interpretativa. Esta pesquisa possui sua base como uma pesquisa documental e a leitura destes materiais, e análise das atividades dispensadas, verificou-se como os autores das obras estudadas abordam o tema. Como resultado final, após as análises dos materiais propostos por esta pesquisa, tornou-se possível chegar à conclusão de que os materiais analisados, embora apresentem um conteúdo significativo sobre o tema proposto, ainda necessitam de uma visão mais clara sobre a Variação Linguística e principalmente sobre como tratar esse assunto com os educandos através dos Livros Didáticos. Desta forma, com base nos teóricos que reportam esta pesquisa, o objetivo foi de proporcionar ao leitor deste trabalho, ou professores em formação, formas de verificar como a Variação Linguística é abordada nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa pelos autores, enfatizando a necessidade de realizar uma análise prévia destes materiais antes de disponibilizá-los aos educandos.