Show simple item record

Aprendizagem matemática de um surdo oralizado : relato de experiência

dc.contributor.advisorThiengo, Edmar Reis
dc.contributor.authorBatista, Helandro Martins
dc.date.accessioned2021-08-12T22:23:52Z
dc.date.available2021-08-12T22:23:52Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationBATISTA, Helandro Martins. Aprendizagem matemática de um surdo oralizado: relato de experiência. 30 f. 2021. Monografia (Graduação) - Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1202
dc.description.abstractRESUMO Apresentar a minha experiência como surdo desde que fui acometido pelo sarampo, tem contribuído como defasagem aprendizagem. O objetivo desse trabalho é relatar a minha experiência como um surdo insciente e apresentar as marcas que a surdez imprimiu na minha vida nos diferentes contextos sociais que consiste em meus relatos reais, em especial com relação a minha família, a sociedade e na minha educação. Mostrar a minha cultura antes de usar o aparelho auditivo, e descrever que surgiu um mundo novo a partir do uso dos aparelhos auditivos querendo ser igual aos outros ouvintes, deixando o meu jeito surdo de ser. Quando tenho uma convivência diária com surdos no local de trabalho, vou assumindo também como um deles, ingressei no Ifes no curso de licenciatura de matemática como cotista, comportei ainda como um ouvinte aprendendo matemática e que me resultou ter um tempo maior para a conclusão. Hoje me declaro, tardiamente, que não sou ouvinte e nem deficiente e sim um surdo oralizado, mas apresento aqui algumas ferramentas necessárias para ser mais bem adaptado na inclusão. Palavras-chave: Ouvinte; Oralizado; Inclusão.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Presenting my experience as a deaf person since I was stricken by measles has contributed to a learning gap. The objective of this work is to report my experience as an unconscious deaf person and present the marks that deafness has imprinted on my life in different social contexts, which consist of my real stories, especially regarding my family, society and my education. Show my culture before using the hearing aid, and describe that a new world emerged from the use of hearing aids wanting to be like other listeners, leaving my deaf way of being. When I have a daily contact with deaf people in the workplace, I also take on as one of them, I joined Ifes in the Mathematics Licentiate course as a quota holder, I also behaved as a listener learning Mathematics and that resulted in me having more time to complete. Today I declare myself, belatedly, that I am neither a hearing person nor a handicapped person, but an oral deaf person, but I present here some tools necessary to be better adapted to inclusion. Keywords: Listener; Oralized; Inclusion.pt_BR
dc.format.extent30 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectouvinte - oralizado - inclusãopt_BR
dc.subjectaprendizagem matemática - defasagem - surdezpt_BR
dc.subjectsurdo oralizado - descoberta tardiapt_BR
dc.titleAprendizagem matemática de um surdo oralizado : relato de experiênciapt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3711344395240543pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberPires, Poliana Daré Zampirolli
dc.contributor.memberFortes, Janielli de Vargas
dc.contributor.memberThiengo, Edmar Reis
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2573910356806391pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/3888731223707582pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4423-4939pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record