Trabalho docente do professor de matemática no contexto da pandemia : relatos de professores de ensino médio
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Em virtude das grandes transformações ocorridas no âmbito social, resultante da globalização e do cenário de pandemia, percebeu-se que na educação surgiram novas demandas e necessidades, e alterações nas práticas de educadores e educandos. Nesse trabalho procurou-se compreender os impactos proporcionados à prática do (a) professor (a) de matemática, a partir da adoção do ensino remoto e uso das tecnologias em aulas de matemática do ensino médio da rede estadual do Espírito Santo. Além disto, buscou se identificar o modo como os professores se apropriam das tecnologias no contexto da pandemia; verificar o modo como é desenvolvido o currículo de Matemática com as aulas On-Line e as Atividades Pedagógicas Não-Presenciais; e analisar o processo de seleção de conteúdos curriculares para o ensino de Matemática em escolas de ensino médio. A pesquisa, de natureza qualitativa, na qual usamos como alternativa analisar os relatos de vários professores apresentados nas aulas da disciplina de Estágio Supervisionado III, voltados para a turma do 7º período do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Vitória - Ifes, visou responder a pergunta - diretriz. Os dados produzidos foram organizados em textos, num processo de transcrição do áudio da gravação. Quanto às análises produzidas, verificou-se que os professores têm se esforçado e assumiram o compromisso de superar as dificuldades diante do quadro da pouca estrutura de recursos tecnológicos das escolas, procurando atender um modelo de ensino híbrido, e para tal ainda é necessário que haja uma formação, que precisa ser difundida e discutida com os mesmos.
Redes Sociais