dc.contributor.advisor | Jordane, Alex | |
dc.contributor.author | Silva, Roney Marques da | |
dc.date.accessioned | 2021-08-10T14:19:37Z | |
dc.date.available | 2021-08-10T14:19:37Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Roney Marques da. Tecnologia digital e suas potencialidades em formação continuada de professores de matemática do ensino fundamental. 2021. 25 f. Monografia (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1197 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A inclusão de tecnologias digitais nos currículos escolares vem ganhando espaço dentro das salas de aulas e, torna-se de valia que os professores possam estar familiarizados com esse avanço. Diante do exposto o objetivo geral deste trabalho é avaliar os resultados ou efeitos do curso “Tecnologias Educacionais para Professores do Ensino Fundamental” para formação continuada de professores do ensino fundamental da rede pública de ensino responsáveis pela disciplina de matemática. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo de pesquisa participante com vistas a possibilitar diálogos com os professores, por meio da oferta de uma formação continuada, na qual poderão refletir sobre as potencialidades da utilização de tecnologias digitais para melhorar as práticas pedagógicas no ensino de matemática. O curso de formação continuada contou com a inscrição de 33 professores da rede de municipal de Cariacica/ES. A partir dos resultados foi possível observar que ao longo do curso notamos que os professores tiveram um excelente envolvimento, desenvolvendo conhecimentos sobre as metodologias que foram utilizadas. Os professores relataram que começaram a aplicar as tecnologias em suas salas de aulas, influenciados pelo processo formativo. Alguns professores socializaram, por meio de redes sociais, experiências que desenvolveram com seus alunos, frutos das discussões realizadas no curso. Destaca-se que o presente estudo proporcionou algum tipo de modificação na prática de alguns professores ainda que pontualmente, percebe-se também que o conhecimento de novas tecnologias trouxe para os professores uma nova perspectiva a ser aplicado em sala de aula. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_restrito | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.title | Tecnologia digital e suas potencialidades em formação continuada de professores de matemática do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Matemática | |
dc.contributor.member | Silva, Sandra Aparecida Fraga da | |
dc.contributor.member | Zocolotti, Alexandre Krüger | |
dc.contributor.member | Jordane, Alex | |
Redes Sociais