Show simple item record

Tecnologia digital e suas potencialidades em formação continuada de professores de matemática do ensino fundamental

dc.contributor.advisorJordane, Alex
dc.contributor.authorSilva, Roney Marques da
dc.date.accessioned2021-08-10T14:19:37Z
dc.date.available2021-08-10T14:19:37Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSILVA, Roney Marques da. Tecnologia digital e suas potencialidades em formação continuada de professores de matemática do ensino fundamental. 2021. 25 f. Monografia (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1197
dc.description.abstractRESUMO: A inclusão de tecnologias digitais nos currículos escolares vem ganhando espaço dentro das salas de aulas e, torna-se de valia que os professores possam estar familiarizados com esse avanço. Diante do exposto o objetivo geral deste trabalho é avaliar os resultados ou efeitos do curso “Tecnologias Educacionais para Professores do Ensino Fundamental” para formação continuada de professores do ensino fundamental da rede pública de ensino responsáveis pela disciplina de matemática. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo de pesquisa participante com vistas a possibilitar diálogos com os professores, por meio da oferta de uma formação continuada, na qual poderão refletir sobre as potencialidades da utilização de tecnologias digitais para melhorar as práticas pedagógicas no ensino de matemática. O curso de formação continuada contou com a inscrição de 33 professores da rede de municipal de Cariacica/ES. A partir dos resultados foi possível observar que ao longo do curso notamos que os professores tiveram um excelente envolvimento, desenvolvendo conhecimentos sobre as metodologias que foram utilizadas. Os professores relataram que começaram a aplicar as tecnologias em suas salas de aulas, influenciados pelo processo formativo. Alguns professores socializaram, por meio de redes sociais, experiências que desenvolveram com seus alunos, frutos das discussões realizadas no curso. Destaca-se que o presente estudo proporcionou algum tipo de modificação na prática de alguns professores ainda que pontualmente, percebe-se também que o conhecimento de novas tecnologias trouxe para os professores uma nova perspectiva a ser aplicado em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent25 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_restritopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleTecnologia digital e suas potencialidades em formação continuada de professores de matemática do ensino fundamentalpt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberSilva, Sandra Aparecida Fraga da
dc.contributor.memberZocolotti, Alexandre Krüger
dc.contributor.memberJordane, Alex


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record