Browsing Selo Edifes Parceria by Issue Date

Now showing items 1-20 of 34

  • (In)diferenças em questão : conversando sobre diversidades 

    Thiengo, Edmar Reis (Edifes, Vitória, 2017)
    RESUMO: Este livro é o resultado de processos de reflexão, debate e trabalho de diferentes autores/pesquisadores, oriundos do grupo de pesquisa “Educação matemática, diversidade e inclusão” que tem um comprometimento e ...

  • Ensinando a ensinar ciências : reflexões para docentes em formação 

    Kauark, Fabiana da Silva; Comarú, Michele Waltz (Edifes, Vitória, 2017)
    RESUMO: O livro "Ensinando a Ensinar Ciências: Reflexões para docentes em formação" reúne diversos trabalhos acadêmicos que apontam novos sentidos à formação de professores. Esses sentidos passam pela abordagem de temas ...

  • Coleção de atividades didático-pedagógicas em microscopia : relações de tamanho 

    Dutra, Débora Santos de Andrade; Kauark, Fabiana da Silva; Becalli, Fernanda Zanetti; Viegas-Aquire, Glória Maria de Farias; Lopes Júnior, Hudison Isac (Edifes, Vitória, 2017)
    RESUMO: O objetivo central da "Coleção de Atividades Didático-Pedagógicas em Microscopia" é apresentar possibilidades de práticas pedagógicas investigativas, demonstrativas e interativas com conteúdos do ensino fundamental ...

  • (In)diferenças em questão : conversando sobre inclusão 

    Thiengo, Edmar Reis (Edifes, Vitória, 2017)
    RESUMO: A composição deste livro reúne, em seus capítulos, títulos de artigos instigantes que nos provocam refletir sobre as possibilidades e desafios dos processos de inclusão no contexto das escolas comuns. Nessa ...

  • Inglês comunicativo: aprenda o básico essencial 

    Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva (Edifes Parceria, Linhares, 2020)
    Este livro foi planejado para ajudar estudantes do Ensino Médio a desenvolverem a habilidade de comunicação oral em inglês, principalmente estudantes de escolas públicas, pois é de conhecimento comum que os livros didáticos ...

  • Aqui não, corona! A história do vírus que mudou a nossa vida 

    Damaceno, Bárbara Elis Coelho; Kauark, Fabiana da Silva; Cardoso, Giovana Mascarenhas; Jardim, Hiáscara Alves Pereira; Gomes, Maria Auxiliadora da Silva; Barros, Natasha da Cruz (Edifes Parceria, Vitória, 2020)
    Trata-se de material desenvolvido com linguagem acessível para explicar às crianças na faixa etária de 6 a 8 anos, de maneira lúdica, sobre a pandemia provocada pelo novo coronavírus, bem como sobre as medidas de prevenção ...

  • O jardim encantado 

    Reckel, Carine Cabreira; Kauark, Fabiana da Silva; Becalli, Fernanda Zanetti; Aquije, Glória M. de F. Viégas; Oliveira, Rodrigo Leonardo C. de; Cunha, Sarah Guimarães (Edifes Parceria, Vila Velha, 2021)
    Este livro infantil foi produzido, concomitantemente ao desenvolvimento do Projeto Jardim Sensorial, realizado no Ifes Campus Vila Velha, em 2018/2019. O Jardim Sensorial constitui-se num espaço não formal de educação que, ...

  • Dividir e compartilhar 

    Campos, Núbia Quenupe; Wrobel, Julia Schaetzle; Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de; Prane, Bruna Zution Dalle (Edifes Parceria, Vila Velha, 2021)
    Este livro, o terceiro da série Lesson Study em Matemática, é um valioso material de referência aos educadores matemáticos do nosso país, por constituir relato vívido de experiência de pesquisa de um ciclo completo realizado, ...

  • Introdução à avaliação de impactos ambientais: perguntas e respostas 

    Peluzio, Telma Machado de Oliveira; Peluzio, João Batista Esteves (Edifes Parceria, Vitória, 2021)
    Todo processo de desenvolvimento humano ao longo dos tempos passa pela ocupação territorial e exploração dos recursos naturais, ocasionando alterações ao meio ambiente, que podem ser benéficas e ou maléficas. Tratando-se ...

  • Manual de processos e práticas da incubadora de empreendimentos do Ifes - Cerne 1 

    França, Marcela Ferreira Paes; Gazel, Faiçal; Perez, Celso Roberto; Zandonade, Viviana; Rapchan, Francisco José Casarim (Edifes Parceria, Vitória, 2022)
    O presente Manual de Processos e Procedimentos da Incubadora de Empreendimentos do Ifes – Cerne 1 é resultado da priorização de um trabalho coletivo e cooperativo realizado pelos servidores, bolsistas e alunos do Ifes, ...

  • Pílulas de realidade: relatos autobiográficos dos estudantes de Guia de Turismo do Proeja Ifes em tempos de Covid-19 

    Moura, Bruno dos Santos Prado; Girelli, Luciana Silvestre; Hanke, Michelle Teixeira da Silva (Edifes Parceria, Vitória, 2022)
    “Pílulas de Realidade: relatos autobiográficos dos estudantes de Guia de Turismo em tempos de Covid-19” apresenta a produção de relatos autobiográficos dos estudantes em tempo de pandemia. Este e-book foi organizado a ...

  • O aprender e o não aprender na escola 

    Demo, Pedro; Silva, Renan Antônio da (Edifes Parceria, Vitória, 2022)
    Ao se pensar na educação temos que ter a responsabilidade inicial de falar qual o papel social da escola e quais são seus efeitos no âmbito coletivo, de como ela contribui para a formação cidadã daqueles que passam, vivenciam ...

  • A cafeicultura do Caparaó: resultados de pesquisas V 

    Simão, João Batista Pavesi; Peluzio, Telma Machado de Oliveira; Peluzio, João Batista Esteves; Zacarias, Alex Justino; Jaeggi, Mário Euclides Pechara da Costa; Lima, Mayra da Silva Polastresi (Edifes Parceria, Alegre, 2022)
    RESUMO: Presente no agronegócio capixaba há mais de um século, a cafeicultura vem mostrando forças na sua atividade produtiva e o Espírito Santo se mantém em destaque no Brasil, seja pela produção alcançada, ou pela qualidade ...

  • Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM) 

    Pina Neves, Regina da Silva; Fiorentini, Dario (Edifes Parceria, Vitória, 2022)
    O presente e-book registra a memória dos trabalhos apresentados por professores pesquisadores durante a edição inaugural do Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM), realizado pela Universidade ...

  • Existir, resistir e ousar na educação: comemoração do centenário de Paulo Freire 

    Loss, Adriana Salete; Rosa, Maria Geralda Oliver (Edifes Parceria, Vitória, 2022)
    Nós, Adriana Salete Loss, da Universidade Federal da Fronteira Sul e Maria Geralda Oliver Rosa, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em comemoração ao centenário de Paulo Freire organizamos uma série de lives com ...

  • Educação na cidade: reflexões, viagens formativas e arte 

    Côco, Dilza; Macêdo, Érika Sabino de; Fonte, Sandra Soares Della; Chisté, Priscila de Souza; Jacintho, André Luiz Neves (Edifes Parceria, Vitória, 2022)
    A tarefa pedagógica da cidade é o assunto predominante das pesquisas e publicações do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade de Humanidades (Gepech). O grupo busca em suas investigações teóricas, em suas ...

  • Espaços e contornos da praça dos sonhos 

    Mello, Luanda Firme de; Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de; Wrobel, Julia Schaetzle (Edifes ParceriaVitória, 2022)
    Nossa opção pelo Lesson Study como fio condutor das ações de ensino e de seus impactos sobre a aprendizagem de estudantes não é incidental, está pautada em seus reflexos em práticas que vêm se mostrando potentes para a ...

  • Ferramentas de gestão para negócios de impacto social 

    Lacruz, Adonai José; Paula, Denilton Macário de; Cunha, Everton Assis; Lemos, Katarina Rosa (Edifes Parceria, Vitória, 2022)
    As ferramentas deste livro foram delineadas no decorrer das mentorias realizadas junto a empreendedores atendidos pelo projeto “Mentoria para empreendedores de negócios de impacto social”, em 2021, realizado pelo Ifes ...

  • Seminário: diálogos sobre práticas docentes na EJA integrada 

    Rezende, Aldo; Ferreira, Maria José de Resende; Teixeira, Ana Ligia de O.; Moraes, Érica Renata V. de; Silva, Fabrisa Leite B.; Medici, Maria da Glória; Trenti, Raquel Camargo; Reis, Solange Taranto de (Edifes Parceria, Vitória, 2023)
    Na condição de material didático formativo, destinado a educadores(as) e gestores(as), produzido para contribuir com o campo das discussões e reflexões sobre as concepções e os princípios da EJA Integrada, este vídeo expõe ...

  • Interdisciplinaridade e as metodologias ativas de aprendizagem: sequências didáticas voltadas para Geração Z 

    Perini, Monique (Edifes Parceria, Vitória, 2023)
    A Geração Z, sendo movida pela inovação e recursos tecnológicos, abre espaço para necessidade de reflexões e adequações dos conteúdos e metodologias de ensino atualmente utilizados no ensino básico. A integração de ...