Browsing Selo Edifes Parceria by Issue Date

Now showing items 1-20 of 41

  • (In)diferenças em questão : conversando sobre inclusão 

    Thiengo, Edmar Reis (Edifes, Vitória, 2017)
    RESUMO: A composição deste livro reúne, em seus capítulos, títulos de artigos instigantes que nos provocam refletir sobre as possibilidades e desafios dos processos de inclusão no contexto das escolas comuns. Nessa ...

  • (In)diferenças em questão : conversando sobre diversidades 

    Thiengo, Edmar Reis (Edifes, Vitória, 2017)
    RESUMO: Este livro é o resultado de processos de reflexão, debate e trabalho de diferentes autores/pesquisadores, oriundos do grupo de pesquisa “Educação matemática, diversidade e inclusão” que tem um comprometimento e ...

  • Coleção de atividades didático-pedagógicas em microscopia : relações de tamanho 

    Dutra, Débora Santos de Andrade; Kauark, Fabiana da Silva; Becalli, Fernanda Zanetti; Viegas-Aquire, Glória Maria de Farias; Lopes Júnior, Hudison Isac (Edifes, Vitória, 2017)
    RESUMO: O objetivo central da "Coleção de Atividades Didático-Pedagógicas em Microscopia" é apresentar possibilidades de práticas pedagógicas investigativas, demonstrativas e interativas com conteúdos do ensino fundamental ...

  • Ensinando a ensinar ciências : reflexões para docentes em formação 

    Kauark, Fabiana da Silva; Comarú, Michele Waltz (Edifes, Vitória, 2017)
    RESUMO: O livro "Ensinando a Ensinar Ciências: Reflexões para docentes em formação" reúne diversos trabalhos acadêmicos que apontam novos sentidos à formação de professores. Esses sentidos passam pela abordagem de temas ...

  • Aqui não, corona! A história do vírus que mudou a nossa vida 

    Damaceno, Bárbara Elis Coelho; Kauark, Fabiana da Silva; Cardoso, Giovana Mascarenhas; Jardim, Hiáscara Alves Pereira; Gomes, Maria Auxiliadora da Silva; Barros, Natasha da Cruz (Edifes Parceria, Vitória, 2020)
    Trata-se de material desenvolvido com linguagem acessível para explicar às crianças na faixa etária de 6 a 8 anos, de maneira lúdica, sobre a pandemia provocada pelo novo coronavírus, bem como sobre as medidas de prevenção ...

  • Inglês comunicativo: aprenda o básico essencial 

    Bassani, Sandra Mara Mendes da Silva (Edifes Parceria, Linhares, 2020)
    Este livro foi planejado para ajudar estudantes do Ensino Médio a desenvolverem a habilidade de comunicação oral em inglês, principalmente estudantes de escolas públicas, pois é de conhecimento comum que os livros didáticos ...

  • O jardim encantado 

    Reckel, Carine Cabreira; Kauark, Fabiana da Silva; Becalli, Fernanda Zanetti; Aquije, Glória M. de F. Viégas; Oliveira, Rodrigo Leonardo C. de; Cunha, Sarah Guimarães (Edifes Parceria, Vila Velha, 2021)
    Este livro infantil foi produzido, concomitantemente ao desenvolvimento do Projeto Jardim Sensorial, realizado no Ifes Campus Vila Velha, em 2018/2019. O Jardim Sensorial constitui-se num espaço não formal de educação que, ...

  • Dividir e compartilhar 

    Campos, Núbia Quenupe; Wrobel, Julia Schaetzle; Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de; Prane, Bruna Zution Dalle (Edifes Parceria, Vila Velha, 2021)
    Este livro, o terceiro da série Lesson Study em Matemática, é um valioso material de referência aos educadores matemáticos do nosso país, por constituir relato vívido de experiência de pesquisa de um ciclo completo realizado, ...

  • Introdução à avaliação de impactos ambientais: perguntas e respostas 

    Peluzio, Telma Machado de Oliveira; Peluzio, João Batista Esteves (Edifes Parceria, Vitória, 2021)
    Todo processo de desenvolvimento humano ao longo dos tempos passa pela ocupação territorial e exploração dos recursos naturais, ocasionando alterações ao meio ambiente, que podem ser benéficas e ou maléficas. Tratando-se ...

  • Ferramentas de gestão para negócios de impacto social 

    Lacruz, Adonai José; Paula, Denilton Macário de; Cunha, Everton Assis; Lemos, Katarina Rosa (Edifes Parceria, Vitória, 2022)
    As ferramentas deste livro foram delineadas no decorrer das mentorias realizadas junto a empreendedores atendidos pelo projeto “Mentoria para empreendedores de negócios de impacto social”, em 2021, realizado pelo Ifes ...

  • Pílulas de realidade: relatos autobiográficos dos estudantes de Guia de Turismo do Proeja Ifes em tempos de Covid-19 

    Moura, Bruno dos Santos Prado; Girelli, Luciana Silvestre; Hanke, Michelle Teixeira da Silva (Edifes Parceria, Vitória, 2022)
    “Pílulas de Realidade: relatos autobiográficos dos estudantes de Guia de Turismo em tempos de Covid-19” apresenta a produção de relatos autobiográficos dos estudantes em tempo de pandemia. Este e-book foi organizado a ...

  • Manual de processos e práticas da incubadora de empreendimentos do Ifes - Cerne 1 

    França, Marcela Ferreira Paes; Gazel, Faiçal; Perez, Celso Roberto; Zandonade, Viviana; Rapchan, Francisco José Casarim (Edifes Parceria, Vitória, 2022)
    O presente Manual de Processos e Procedimentos da Incubadora de Empreendimentos do Ifes – Cerne 1 é resultado da priorização de um trabalho coletivo e cooperativo realizado pelos servidores, bolsistas e alunos do Ifes, ...

  • Educação na cidade: reflexões, viagens formativas e arte 

    Côco, Dilza; Macêdo, Érika Sabino de; Fonte, Sandra Soares Della; Chisté, Priscila de Souza; Jacintho, André Luiz Neves (Edifes Parceria, Vitória, 2022)
    A tarefa pedagógica da cidade é o assunto predominante das pesquisas e publicações do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade de Humanidades (Gepech). O grupo busca em suas investigações teóricas, em suas ...

  • Existir, resistir e ousar na educação: comemoração do centenário de Paulo Freire 

    Loss, Adriana Salete; Rosa, Maria Geralda Oliver (Edifes Parceria, Vitória, 2022)
    Nós, Adriana Salete Loss, da Universidade Federal da Fronteira Sul e Maria Geralda Oliver Rosa, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em comemoração ao centenário de Paulo Freire organizamos uma série de lives com ...

  • O aprender e o não aprender na escola 

    Demo, Pedro; Silva, Renan Antônio da (Edifes Parceria, Vitória, 2022)
    Ao se pensar na educação temos que ter a responsabilidade inicial de falar qual o papel social da escola e quais são seus efeitos no âmbito coletivo, de como ela contribui para a formação cidadã daqueles que passam, vivenciam ...

  • Espaços e contornos da praça dos sonhos 

    Mello, Luanda Firme de; Souza, Maria Alice Veiga Ferreira de; Wrobel, Julia Schaetzle (Edifes ParceriaVitória, 2022)
    Nossa opção pelo Lesson Study como fio condutor das ações de ensino e de seus impactos sobre a aprendizagem de estudantes não é incidental, está pautada em seus reflexos em práticas que vêm se mostrando potentes para a ...

  • A cafeicultura do Caparaó: resultados de pesquisas V 

    Simão, João Batista Pavesi; Peluzio, Telma Machado de Oliveira; Peluzio, João Batista Esteves; Zacarias, Alex Justino; Jaeggi, Mário Euclides Pechara da Costa; Lima, Mayra da Silva Polastresi (Edifes Parceria, Alegre, 2022)
    RESUMO: Presente no agronegócio capixaba há mais de um século, a cafeicultura vem mostrando forças na sua atividade produtiva e o Espírito Santo se mantém em destaque no Brasil, seja pela produção alcançada, ou pela qualidade ...

  • Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM) 

    Pina Neves, Regina da Silva; Fiorentini, Dario (Edifes Parceria, Vitória, 2022)
    O presente e-book registra a memória dos trabalhos apresentados por professores pesquisadores durante a edição inaugural do Seminário Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (SILSEM), realizado pela Universidade ...

  • Oi, eu sou Carlos! 

    Lacruz, Adonai José (Edifes Parceria, Vitória, 2023)
    “Oi, eu sou Carlos!”, de Adonai José Lacruz, publicado pela Edifes, nos traz uma crônica comovente! Em um cenário de tensões relacionadas ao percurso de uma criança autista, a visão ingênua do narrador atribui contexto, ...

  • Interdisciplinaridade e as metodologias ativas de aprendizagem: sequências didáticas voltadas para Geração Z 

    Perini, Monique (Edifes Parceria, Vitória, 2023)
    A Geração Z, sendo movida pela inovação e recursos tecnológicos, abre espaço para necessidade de reflexões e adequações dos conteúdos e metodologias de ensino atualmente utilizados no ensino básico. A integração de ...