Ensino de álgebra a partir da perspectiva histórico-cultural : um estudo em pesquisas no ensino fundamental
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: Este trabalho consiste em realizar um levantamento e analisar as abordagens utilizadas para o ensino de álgebra durante o Ensino Fundamental II em pesquisas que adotam a perspectiva histórico cultural.. Verifica-se como a álgebra está apresentada em cada uma dessas pesquisas, identificando como relacionaram as tarefas matemáticas à teoria. Por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, privilegiando a análise documental, realiza-se um levantamento de dissertações e teses ligadas ao tema. O leitor, ao apreciar este trabalho pode identificar pesquisas já realizadas sobre este tema e escolher as que mais lhe interessar para, posteriormente, fazer uma leitura mais aprofundada. Este trabalho destaca a visão da álgebra apresentada em cada uma das investigações e como foi utilizada a teoria nas ações desenvolvidas na pesquisa. Concluímos que o número de pesquisas sobre esta temática envolvendo álgebra e teoria histórico-cultural ainda é baixo, mas ainda assim os trabalhos realizados contribuem para aqueles que procuram utilizar a Teoria Histórica Cultural no auxílio ao processo de ensino e aprendizagem de conceitos algébricos, pois apresentam dados e relatos importantes acerca do uso das teorias.
Redes Sociais