dc.description.abstract | RESUMO: Este trabalho, vinculado à linha formação de professores, do Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), tem por objeto a inclusão dos
alunos com deficiência física no Instituto Federal do Espírito Santo de Vitória,
entrelaçando educação ambiental (EA), acessibilidade e inclusão. Esta pesquisa
utilizou como teorias de referência o pensamento complexo de Edgar Morin (2015),
a dialogicidade de Paulo Freire (2005), a educação ambiental complexa de Martha
Tristão (2004) e a educação ambiental crítica de Layrargues (2011), Loureiro (2011)
e Guimarães (2011). Teve por objetivo investigar os possíveis entrelaçamentos entre
acessibilidade, educação ambiental no que concerne ao acesso de pessoas com
deficiência física nos espaços do Ifes Vitória. A pesquisa é do tipo participante
colaborativa qualitativa e adota os pressupostos da dialogicidade em Freire (2005), a
educação ambiental crítica e complexa. Os sujeitos da pesquisa foram quatro alunos
com deficiência física, uma ex-aluna, uma participante do Núcleo de Atendimento a
Pessoa com Necessidades Específicas (Napne) e duas pedagogas. O lócus da
pesquisa foi o Ifes Vitória. Na produção de dados, foram utilizadas rodas de
conversa, entrevistas, análise documental, aplicação de questionário a oito pessoas.
Ante a realidade estudada e da produção de dados, pode-se inferir que o Ifes
caminha para tornar o lugar um ambiente acessível para todos, com ações de
formações, sensibilização, participação em comissões, planejamento para a
melhoria da metodologia, evidenciado, nas narrativas produzidas, que os alunos se
sentem pertencentes àquele espaço, que ainda existe muito a fazer, mas não
perpassa apenas pelas ações locais. Educação ambiental, acessibilidade e inclusão
entrelaçam-se, ao se evidenciarem os movimentos existentes dentro do Ifes, para
tornar o ambiente mais acessível. Ao longo deste trabalho, destacam-se os pontos
de contribuição da educação ambiental, tais como: a igualdade de oportunidade, o
ambiente físico acessível, novos modos de vida, reforma das estruturas mentais, luta
por uma educação para todos e pontos de melhorias para acessibilizar o ambiente.
Por se tratar de um mestrado profissional, propõem-se uma formação inicial e
continuada para professores resultante do estudo desenvolvido e um produto
educativo em formato de e-book, que se constitui em um material textual que visa
apresentar as narrativas produzidas pelos sujeitos da pesquisa, cuja proposta de
formação se destina aos profissionais da educação do Instituto Federal do Espírito
Santo campus Vitória. | pt_BR |
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