Show simple item record

Muros que educam : violência contra as mulheres e graffiti na cidade de Vitória

dc.contributor.advisorLeite, Priscila de Souza Chisté
dc.contributor.authorSpadêto, Jéssica Ribeiro
dc.date.accessioned2021-08-02T14:08:48Z
dc.date.available2021-08-02T14:08:48Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationSPADÊTO, Jéssica Ribeiro. Muros que educam: violência contra as mulheres e graffiti na cidade de Vitória. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001b/00001b0a.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1154
dc.description.abstractRESUMO: O texto apresenta a pesquisa vinculada à linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e teve como objetivo compreender como as discussões sobre identidade de gênero feminino, em especial, a violência contra mulher, podem ser mediadas a partir dos graffitis presentes nos muros da grande Vitória/ES. O interesse pela temática é oriundo de reflexões produzidas, ao longo do percurso formativo da pesquisadora, como também provenientes de pesquisas que discutem a violência de gênero no Brasil e no Espírito Santo e as possíveis mediações a serem feitas no espaço educativo. A pesquisa adota os pressupostos da abordagem qualitativa numa perspectiva histórico-cultural. Essas referências teórico-metodológicas irão subsidiar a produção de um material impresso, produzido juntamente com educadores em curso de extensão, bem como mediado pelas informações provenientes das discussões do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Cidade e Humanidades (GEPECH). Objetivamos ainda, a partir do estudo da arte graffiti capixaba presente nos muros da Grande Vitória/ES desenvolver ação de formação continuada com professores da rede pública, para discutir e problematizar a violência de gênero, suas raízes históricas e a potência do graffiti feminino para mediar discussões sobre o tema no espaço educacional considerando a escola um ambiente privilegiado para levantar e problematizar tais discussões.pt_BR
dc.format.extent115 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectGraffitipt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleMuros que educam : violência contra as mulheres e graffiti na cidade de Vitóriapt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes30004012072P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de humanidadespt_BR
ifes.researchAreaFormação de professores em ensino de humanidadespt_BR
ifes.course.underposgraduateEnsino de Humanidades
dc.contributor.memberLeite, Priscila de Souza Chisté
dc.contributor.memberCôco, Dilza
dc.contributor.memberFonte, Sandra Soares Della
dc.contributor.memberMacêdo, Érika Sabino de


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record