Show simple item record

Uso de materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem de adição e subtração a alunos com deficiência intelectual : uma revisão de literatura

dc.contributor.advisorThiengo, Edmar Reis
dc.contributor.authorPulz, Fred Augusto
dc.date.accessioned2021-07-30T20:14:23Z
dc.date.available2021-07-30T20:14:23Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationPULZ, Fred Augusto. Uso de materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem de adição e subtração a alunos com deficiência intelectual: uma revisão de literatura. 2021. 41 f. Monografia (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1153
dc.description.abstractRESUMO: O objetivo deste trabalho é discutir como os materiais manipuláveis contribuem para o ensino e aprendizagem de adição e subtração a estudantes com deficiência intelectual, a partir dos trabalhos apresentados nos eventos da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Foi desenvolvido a partir de uma metodologia do tipo bibliográfica, entre os anos de 2012 a 2019, isto é, os três últimos eventos do SIPEM, ENEM e ENEMI. Os estudantes com deficiências intelectuais são estudantes que demandam diferentes estratégias e metodologias a fim de atender suas necessidades de ensino e aprendizagem diferenciadas. Dentre essas estratégias e metodologias, os materiais manipuláveis podem contribuir no sentido de extrair, de forma concreta, conceitos matemáticos abstratos, ensejando uma relação entre teoria e prática, pois, com a mediação pedagógica condizente com suas experiências e objetivos de aprendizagem eles oportunizam processos de compensação dos diferentes tipos de deficiência em dimensões físicas, sociais, emocionais e intelectuais. Os resultados apontam que estes recursos, adaptados ou elaborados, auxiliam na compreensão de conceitos de adição e subtração para estes estudantes por meio de processos de comparação e intuição para aquisição do pensamento aritmético e resolução de problemas, em diferentes níveis de educação, transpondo as dificuldades de aprendizagem, minimizando as defasagens e demarcando uma prática de Educação Matemática Inclusiva e Crítica.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The objective of this work is to discuss how manipulable materials contribute to the teaching and learning of addition and subtraction for students with intellectual disabilities, based on the works presented at the events of the Brazilian Society of Mathematics Education. We developed it by a bibliographical methodology, between the years 2012 to 2019, that is, the last three events of SIPEM, ENEM and ENEMI. Students with intellectual disabilities are students who demand different strategies and methodologies in order to meet their differentiated teaching and learning needs. Among these strategies and methodologies, manipulable materials can contribute towards extracting, in a concrete way, abstract mathematical concepts, giving rise to a relationship between theory and practice, because, with pedagogical mediation consistent with their experiences and learning objectives, they provide opportunities for learning processes, also compensation for different types of disability in physical, social, emotional and intellectual dimensions. The results show that these resources, adapted or developed, help these students understand the concepts of addition and subtraction through processes of comparison and intuition for the acquisition of arithmetic thinking and problem solving, at different levels of education, overcoming difficulties of learning, minimizing the gaps and demarcating a practice of Inclusive and Critical Mathematics Education.pt_BR
dc.format.extent41 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAdição e subtraçãopt_BR
dc.subjectMateriais manipuláveispt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectAddition and subtractionpt_BR
dc.subjectManipulable materialspt_BR
dc.subjectIntellectual disabilitypt_BR
dc.titleUso de materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem de adição e subtração a alunos com deficiência intelectual : uma revisão de literaturapt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3711344395240543pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberPrane, Bruna Zution Dalle
dc.contributor.memberMilli, Elcio Pasolini
dc.contributor.memberThiengo, Edmar Reis
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4423-4939pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record