Estágio supervisionado e aprendizagens docentes em ações didáticas no laboratório de ensino de matemática
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O presente trabalho tem como temática de investigação a aprendizagem de conhecimentos da docência em ações de estágio supervisionado. Destacamos que a aproximação com essa temática foi paulatinamente crescendo, especialmente por participar de pesquisa de iniciação científica onde exploramos dados relativos a ações de estágio supervisionado desenvolvidas no espaço do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Essas ações foram realizadas em parcerias com escolas da rede pública, por meio de oficinas didáticas de matemática. Com o desenvolvimento da proposta do curso de licenciatura vamos compreendendo que o trabalho docente demanda uma série de conhecimentos de ordem pedagógica e de natureza conceitual. Nessa etapa, os licenciandos possuem oportunidades de iniciar as disciplinas de estágio curricular supervisionado e se relacionar como professores e estudantes no ambiente escolar. Essa inserção no possível campo de trabalho provoca novos modos de ver, ouvir e sentir a escola e sua dinâmica de funcionamento. Devida essa importância do estágio supervisionado para a formação inicial de professores, direcionamos nossa atenção para a compreensão de dados que evidenciam aprendizagens desenvolvidas em ações neste momento da formação inicial. Nosso objetivo é apreender indícios de aprendizagens docentes de licenciandos de matemática em ações de ensino no LEM, no contexto do estágio supervisionado. Para alcançá-lo realizou-se um mapeamento dos relatórios de estágio supervisionado que foram produzidos durante a primeira década de existência do curso de licenciatura (2008 a 2018). Em seguida, uma identificação de quais documentos apresentavam registros de ações realizadas no LEM e/ou a partir do uso de seus materiais. Para finalizar analisou-se os enunciados escritos pelos licenciandos que sinalizaram aprendizagens docentes. Chegando à conclusão de que o LEM contribui consideravelmente para a formação inicial dos futuros professores de matemática, seja com ações realizadas em seu espaço ou por meio de uso dos materiais que ele oferece.
Redes Sociais