dc.contributor.author | SOUZA, Antonio Fernando de | |
dc.contributor.author | MORETO, Charles | |
dc.date.accessioned | 2021-07-27T19:52:36Z | |
dc.date.available | 2021-07-27T19:52:36Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Antonio Fernando de; MORETO, Charles. O conteúdo de educação fitossanitária para defesa agropecuária no contexto da pedagogia Histórico-Crítica. Programa de Pós-Graduação lato sensu em Práticas Pedagógicas para Professores, Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1146 | |
dc.description.abstract | Objetivou-se com a prática pedagógica de intervenção analisar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Fitopatologia II, utilizando metodologia de ensino específica e orientada por uma tendência pedagógica, para articulação de conceitos relacionados à educação fitossanitária com a formação técnica e cidadã de graduandos em Agronomia. A prática foi desenvolvida no segundo semestre de 2020, na forma de Atividades Pedagógicas Não-Presenciais, com alunos do sexto período do curso. A Sala de Aula Invertida foi adotada como metodologia de ensino para abordagem do conteúdo em momentos síncronos e assíncronos. Foi produzido e utilizado Ambiente Virtual de Aprendizagem no software livre Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle versão 3.1. Os pressupostos teóricos e metodológicos foram pautados pela Tendência Progressista da Pedagogia Histórico-Crítica. Análises qualitativas e quantitativas foram desenvolvidas a partir das informações produzidas pelos alunos em questionários com questões discursiva e de múltipla escolha, bem como no desenvolvimento de um glossário e participação no fórum de discussão. Para avaliar os efeitos da prática intervencionista no processo ensino-aprendizagem, um relato circunstanciado descrevendo os resultados obtidos e as reflexões sobre a metodologia utilizada foi produzido pelo docente. A análise qualitativa e quantitativa das respostas dos alunos aos diferentes questionamentos e atividades propostas indicou ganhos significativos no processo de ensino-aprendizagem tanto para o saber-fazer docente quanto para a aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.language | pt | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Nan | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Agronomia | pt_BR |
dc.subject | Defesa fitossanitária | pt_BR |
dc.title | O conteúdo de educação fitossanitária para defesa agropecuária no contexto da Pedagogia Histórico-Crítica | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Santa Teresa | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/3141673764244262 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Santa_Teresa | pt_BR |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4771-097X | pt_BR |
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