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O conteúdo de educação fitossanitária para defesa agropecuária no contexto da Pedagogia Histórico-Crítica

dc.contributor.authorSOUZA, Antonio Fernando de
dc.contributor.authorMORETO, Charles
dc.date.accessioned2021-07-27T19:52:36Z
dc.date.available2021-07-27T19:52:36Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSOUZA, Antonio Fernando de; MORETO, Charles. O conteúdo de educação fitossanitária para defesa agropecuária no contexto da pedagogia Histórico-Crítica. Programa de Pós-Graduação lato sensu em Práticas Pedagógicas para Professores, Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1146
dc.description.abstractObjetivou-se com a prática pedagógica de intervenção analisar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Fitopatologia II, utilizando metodologia de ensino específica e orientada por uma tendência pedagógica, para articulação de conceitos relacionados à educação fitossanitária com a formação técnica e cidadã de graduandos em Agronomia. A prática foi desenvolvida no segundo semestre de 2020, na forma de Atividades Pedagógicas Não-Presenciais, com alunos do sexto período do curso. A Sala de Aula Invertida foi adotada como metodologia de ensino para abordagem do conteúdo em momentos síncronos e assíncronos. Foi produzido e utilizado Ambiente Virtual de Aprendizagem no software livre Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle versão 3.1. Os pressupostos teóricos e metodológicos foram pautados pela Tendência Progressista da Pedagogia Histórico-Crítica. Análises qualitativas e quantitativas foram desenvolvidas a partir das informações produzidas pelos alunos em questionários com questões discursiva e de múltipla escolha, bem como no desenvolvimento de um glossário e participação no fórum de discussão. Para avaliar os efeitos da prática intervencionista no processo ensino-aprendizagem, um relato circunstanciado descrevendo os resultados obtidos e as reflexões sobre a metodologia utilizada foi produzido pelo docente. A análise qualitativa e quantitativa das respostas dos alunos aos diferentes questionamentos e atividades propostas indicou ganhos significativos no processo de ensino-aprendizagem tanto para o saber-fazer docente quanto para a aprendizagem dos alunos.pt_BR
dc.languageptpt_BR
dc.relation.ispartofNanpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectAgronomiapt_BR
dc.subjectDefesa fitossanitáriapt_BR
dc.titleO conteúdo de educação fitossanitária para defesa agropecuária no contexto da Pedagogia Histórico-Críticapt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localSanta Teresapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3141673764244262pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Santa_Teresapt_BR
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4771-097Xpt_BR


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