O conteúdo de educação fitossanitária para defesa agropecuária no contexto da Pedagogia Histórico-Crítica

SOUZA, Antonio Fernando de ; MORETO, Charles (2021)

trabalho de conclusão de curso

Objetivou-se com a prática pedagógica de intervenção analisar o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Fitopatologia II, utilizando metodologia de ensino específica e orientada por uma tendência pedagógica, para articulação de conceitos relacionados à educação fitossanitária com a formação técnica e cidadã de graduandos em Agronomia. A prática foi desenvolvida no segundo semestre de 2020, na forma de Atividades Pedagógicas Não-Presenciais, com alunos do sexto período do curso. A Sala de Aula Invertida foi adotada como metodologia de ensino para abordagem do conteúdo em momentos síncronos e assíncronos. Foi produzido e utilizado Ambiente Virtual de Aprendizagem no software livre Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle versão 3.1. Os pressupostos teóricos e metodológicos foram pautados pela Tendência Progressista da Pedagogia Histórico-Crítica. Análises qualitativas e quantitativas foram desenvolvidas a partir das informações produzidas pelos alunos em questionários com questões discursiva e de múltipla escolha, bem como no desenvolvimento de um glossário e participação no fórum de discussão. Para avaliar os efeitos da prática intervencionista no processo ensino-aprendizagem, um relato circunstanciado descrevendo os resultados obtidos e as reflexões sobre a metodologia utilizada foi produzido pelo docente. A análise qualitativa e quantitativa das respostas dos alunos aos diferentes questionamentos e atividades propostas indicou ganhos significativos no processo de ensino-aprendizagem tanto para o saber-fazer docente quanto para a aprendizagem dos alunos.


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