dc.contributor.advisor | Araújo, Douglas Ruy Soprani da Silveira | |
dc.contributor.author | Cosme, Victor Magalhães | |
dc.date.accessioned | 2021-07-21T20:16:25Z | |
dc.date.available | 2021-07-21T20:16:25Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | COSME, Victor Magalhães. Proposta de um sistema inteligente para medição de carga veicular. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) – Instituto Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1143 | |
dc.description.abstract | A medição de cargas no transporte rodoviário, realizada sob jurisdição do
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é feita através de
balanças fixas ou móveis, não sendo empregada diretamente no veículo de forma
portátil. A carência nessa fiscalização e medição das cargas, dada à ausência de um
dispositivo embarcado nos veículos, traz a necessidade de um equipamento portátil
ou que seja fixo ao veículo permitindo, por um lado, uma fiscalização da carga que o
veículo está habilitado pelo fabricante a transportar, e por outro, que o próprio
proprietário possa fazer tal medição. A falta desse equipamento acarreta prejuízos
em vários sentidos; compromete a segurança, traz prejuízo econômico, acarreta a
destruição precoce do asfalto, gera o rápido desgaste de peças, aumento do
consumo de combustível e emissão de poluentes. Nesse sentido, o objetivo deste
trabalho é propor um instrumento portátil de medição de carga veicular, utilizando
sensores de distância, que informe se o veículo opera dentro dos padrões
estabelecidos pelo fabricante em relação à carga especificada. Uma análise
comparativa entre sensores foi realizada verificando a exatidão, precisão e
estabilidade dos dados resultando na escolha do sensor com os melhores resultados
para o projeto. Para isso, foi desenvolvido um programa para um microcontrolador
operando em conjunto com os sensores, definidamente posicionados na estrutura do
veículo, e com o mostrador. Os testes foram realizados no veículo adicionando
carga em sua carroceria; monitorando o movimento vertical da suspensão com os
sensores e então, com o auxílio do microcontrolador e do mostrador, determinou-se
a carga em função do deslocamento do curso da suspensão através de uma curva
de calibração. Os resultados mostraram que os sensores a laser obtiveram o melhor
desempenho sendo escolhidos para a construção do protótipo. Os valores
encontrados pela medição com o protótipo foram congruentes em relação ao curso
da suspensão o que permitiu uma curva de calibração semelhante ao modelo
teórico. Assim, dado que o equipamento possa ser implementado ao veículo,
espera-se a sua operação dentro dos padrões estabelecidos pelo fabricante. | pt_BR |
dc.format.extent | 63 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Transporte de carga - Medição. | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos de medição. | pt_BR |
dc.subject | Sistemas embarcados (Computadores). | pt_BR |
dc.title | Proposta de um sistema inteligente para medição de carga veicular. | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Botelho, Thomaz Rodrigues | |
dc.publisher.local | São Mateus | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Sao_Mateus | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Sao_Mateus | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Engenharia Mecânica | |
dc.contributor.member | Barros, Artur Pratti de | |
dc.contributor.member | Santana, Nelson Henrique Bertollo | |
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