Show simple item record

Proposta de um sistema inteligente para medição de carga veicular.

dc.contributor.advisorAraújo, Douglas Ruy Soprani da Silveira
dc.contributor.authorCosme, Victor Magalhães
dc.date.accessioned2021-07-21T20:16:25Z
dc.date.available2021-07-21T20:16:25Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationCOSME, Victor Magalhães. Proposta de um sistema inteligente para medição de carga veicular. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) – Instituto Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1143
dc.description.abstractA medição de cargas no transporte rodoviário, realizada sob jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é feita através de balanças fixas ou móveis, não sendo empregada diretamente no veículo de forma portátil. A carência nessa fiscalização e medição das cargas, dada à ausência de um dispositivo embarcado nos veículos, traz a necessidade de um equipamento portátil ou que seja fixo ao veículo permitindo, por um lado, uma fiscalização da carga que o veículo está habilitado pelo fabricante a transportar, e por outro, que o próprio proprietário possa fazer tal medição. A falta desse equipamento acarreta prejuízos em vários sentidos; compromete a segurança, traz prejuízo econômico, acarreta a destruição precoce do asfalto, gera o rápido desgaste de peças, aumento do consumo de combustível e emissão de poluentes. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é propor um instrumento portátil de medição de carga veicular, utilizando sensores de distância, que informe se o veículo opera dentro dos padrões estabelecidos pelo fabricante em relação à carga especificada. Uma análise comparativa entre sensores foi realizada verificando a exatidão, precisão e estabilidade dos dados resultando na escolha do sensor com os melhores resultados para o projeto. Para isso, foi desenvolvido um programa para um microcontrolador operando em conjunto com os sensores, definidamente posicionados na estrutura do veículo, e com o mostrador. Os testes foram realizados no veículo adicionando carga em sua carroceria; monitorando o movimento vertical da suspensão com os sensores e então, com o auxílio do microcontrolador e do mostrador, determinou-se a carga em função do deslocamento do curso da suspensão através de uma curva de calibração. Os resultados mostraram que os sensores a laser obtiveram o melhor desempenho sendo escolhidos para a construção do protótipo. Os valores encontrados pela medição com o protótipo foram congruentes em relação ao curso da suspensão o que permitiu uma curva de calibração semelhante ao modelo teórico. Assim, dado que o equipamento possa ser implementado ao veículo, espera-se a sua operação dentro dos padrões estabelecidos pelo fabricante.pt_BR
dc.format.extent63 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectTransporte de carga - Medição.pt_BR
dc.subjectInstrumentos de medição.pt_BR
dc.subjectSistemas embarcados (Computadores).pt_BR
dc.titleProposta de um sistema inteligente para medição de carga veicular.pt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.contributor.advisor-coBotelho, Thomaz Rodrigues
dc.publisher.localSão Mateuspt_BR
ifes.campusCampus_Sao_Mateuspt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Sao_Mateuspt_BR
ifes.course.undergraduateEngenharia Mecânica
dc.contributor.memberBarros, Artur Pratti de
dc.contributor.memberSantana, Nelson Henrique Bertollo


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record