Proposta de um sistema inteligente para medição de carga veicular.

Cosme, Victor Magalhães (2020)

tcc

A medição de cargas no transporte rodoviário, realizada sob jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), é feita através de balanças fixas ou móveis, não sendo empregada diretamente no veículo de forma portátil. A carência nessa fiscalização e medição das cargas, dada à ausência de um dispositivo embarcado nos veículos, traz a necessidade de um equipamento portátil ou que seja fixo ao veículo permitindo, por um lado, uma fiscalização da carga que o veículo está habilitado pelo fabricante a transportar, e por outro, que o próprio proprietário possa fazer tal medição. A falta desse equipamento acarreta prejuízos em vários sentidos; compromete a segurança, traz prejuízo econômico, acarreta a destruição precoce do asfalto, gera o rápido desgaste de peças, aumento do consumo de combustível e emissão de poluentes. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é propor um instrumento portátil de medição de carga veicular, utilizando sensores de distância, que informe se o veículo opera dentro dos padrões estabelecidos pelo fabricante em relação à carga especificada. Uma análise comparativa entre sensores foi realizada verificando a exatidão, precisão e estabilidade dos dados resultando na escolha do sensor com os melhores resultados para o projeto. Para isso, foi desenvolvido um programa para um microcontrolador operando em conjunto com os sensores, definidamente posicionados na estrutura do veículo, e com o mostrador. Os testes foram realizados no veículo adicionando carga em sua carroceria; monitorando o movimento vertical da suspensão com os sensores e então, com o auxílio do microcontrolador e do mostrador, determinou-se a carga em função do deslocamento do curso da suspensão através de uma curva de calibração. Os resultados mostraram que os sensores a laser obtiveram o melhor desempenho sendo escolhidos para a construção do protótipo. Os valores encontrados pela medição com o protótipo foram congruentes em relação ao curso da suspensão o que permitiu uma curva de calibração semelhante ao modelo teórico. Assim, dado que o equipamento possa ser implementado ao veículo, espera-se a sua operação dentro dos padrões estabelecidos pelo fabricante.


Collections: