Show simple item record

Assembleia Legislativa enquanto espaço de potencial educativo : um novo olhar sobre a cidade

dc.contributor.advisorKuster, Eliana Mara Pellerano
dc.contributor.authorSilva, Luana Vieira da
dc.date.accessioned2021-07-21T12:40:38Z
dc.date.available2021-07-21T12:40:38Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSilva, Luana Vieira da. Assembleia Legislativa enquanto espaço de potencial educativo: um novo olhar sobre a cidade. 2021. 85 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1141
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho é o resultado de uma investigação inserida na linha de pesquisa em formação de professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vitória. A pesquisa tem como objetivo compreender quais representações sociais perpassam a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), e como isso influencia a maneira mediante a qual a sociedade capixaba interage com ela. Para isso, a dissertação é guiada pela Teoria das Representações Sociais (TRS), de Serge Moscovici, analisando o espaço da cidade (bairro Enseada do Suá), e as relações que ele estabelece com a Ales. Além disso, expõe análise da arquitetura predial, das obras de arte inseridas no parlamento e, por fim, do discurso construído pela Assembleia através do projeto Escolas na Ales. Dessa forma, investiga-se também quais tipos de interação social são construídos entre o espaço físico e os cidadãos que circulam naquele ambiente. Com as informações obtidas ao longo da dissertação foi elaborado um produto educacional em forma de e-book direcionado a docentes. O material em questão apresenta a Assembleia Legislativa enquanto fonte a ser trabalhada em sala de aula, objetivando assim a construção de novas narrativas através da intervenção de educadores e educandos. Palavras-chave: Assembleia Legislativa do Espírito Santo; Vitória; Enseada do Suá; Teoria das Representações Sociais; Direito à Cidade; Cidadania; Comunidade Escolar; Visita; Escolas na Ales.pt_BR
dc.format.extent85 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação - Aspectos Sociaispt_BR
dc.subjectAssembleia Legislativa do Espírito Santopt_BR
dc.subjectDireito à Cidadept_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectVitóriapt_BR
dc.subjectRepresentações Sociaispt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleAssembleia Legislativa enquanto espaço de potencial educativo : um novo olhar sobre a cidadept_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes30004012072P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de humanidadespt_BR
ifes.researchAreaFormação de professores em Ensino de Humanidadespt_BR
ifes.course.underposgraduateEnsino de Humanidades
dc.contributor.memberAlvim, Davis Moreira
dc.contributor.memberMendonça, Eneida Maria Souza
dc.contributor.memberKuster, Eliana Mara Pellerano


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record