dc.contributor.advisor | Kuster, Eliana Mara Pellerano | |
dc.contributor.author | Silva, Luana Vieira da | |
dc.date.accessioned | 2021-07-21T12:40:38Z | |
dc.date.available | 2021-07-21T12:40:38Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | Silva, Luana Vieira da. Assembleia Legislativa enquanto espaço de potencial educativo: um novo olhar sobre a cidade. 2021. 85 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1141 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Este trabalho é o resultado de uma investigação inserida na linha de pesquisa em formação de professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), campus Vitória. A pesquisa tem como objetivo compreender quais representações sociais perpassam a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), e como isso influencia a maneira mediante a qual a sociedade capixaba interage com ela. Para isso, a dissertação é guiada pela Teoria das Representações Sociais (TRS), de Serge Moscovici, analisando o espaço da cidade (bairro Enseada do Suá), e as relações que ele estabelece com a Ales. Além disso, expõe análise da arquitetura predial, das obras de arte inseridas no parlamento e, por fim, do discurso construído pela Assembleia através do projeto Escolas na Ales. Dessa forma, investiga-se também quais tipos de interação social são construídos entre o espaço físico e os cidadãos que circulam naquele ambiente. Com as informações obtidas ao longo da dissertação foi elaborado um produto educacional em forma de e-book direcionado a docentes. O material em questão apresenta a Assembleia Legislativa enquanto fonte a ser trabalhada em sala de aula, objetivando assim a construção de novas narrativas através da intervenção de educadores e educandos. Palavras-chave: Assembleia Legislativa do Espírito Santo; Vitória; Enseada do Suá; Teoria das Representações Sociais; Direito à Cidade; Cidadania; Comunidade Escolar; Visita; Escolas na Ales. | pt_BR |
dc.format.extent | 85 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação - Aspectos Sociais | pt_BR |
dc.subject | Assembleia Legislativa do Espírito Santo | pt_BR |
dc.subject | Direito à Cidade | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Vitória | pt_BR |
dc.subject | Representações Sociais | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Assembleia Legislativa enquanto espaço de potencial educativo : um novo olhar sobre a cidade | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012072P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de humanidades | pt_BR |
ifes.researchArea | Formação de professores em Ensino de Humanidades | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Ensino de Humanidades | |
dc.contributor.member | Alvim, Davis Moreira | |
dc.contributor.member | Mendonça, Eneida Maria Souza | |
dc.contributor.member | Kuster, Eliana Mara Pellerano | |
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