dc.contributor.advisor | Peres, Edenize Ponzo | |
dc.contributor.author | Soares Junior, Valmir | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T19:03:53Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T19:03:53Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | SOARES JUNIOR, Valmir. O preconceito nas aulas de língua portuguesa: em defesa da diversidade linguística. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1136 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo geral estudar o preconceito linguístico presente na sociedade e na escola, a partir da realidade de duas turmas de nono ano de uma escola da rede estadual localizada em Guarapari-ES. A investigação procurou entender como é vista a diversidade linguística e como se processa o preconceito linguístico entre os alunos. Assim, nossos objetivos específicos foram: a) refletir sobre o preconceito linguístico; b) analisar a recepção da variação linguística pelos estudantes que participaram da pesquisa; c) desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem de língua portuguesa que auxiliem docentes e discentes a identificarem e enfrentarem o preconceito linguístico; e d) elaborar um produto educacional em forma de um Caderno de Atividades com exercícios que abordem o assunto. Para atingirmos esses objetivos, utilizamos os pressupostos teóricos da Sociolinguística Educacional. Os procedimentos metodológicos estão ancorados na pesquisa de observação participante e na aplicação de questionários e testes de crenças entre os estudantes, a fim de conhecermos suas atitudes linguísticas. Com base nesta pesquisa, desenvolvemos um produto educacional com atividades que podem auxiliar professores de Língua Portuguesa e alunos do Ensino Fundamental a refletir sobre a variação inerente a todas as línguas. | pt_BR |
dc.format.extent | 131 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Sociolinguística educacional | pt_BR |
dc.subject | Preconceito linguístico | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.title | O preconceito nas aulas de língua portuguesa : em defesa da diversidade linguística | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.lattes | http://lattes.cnpq.br/6597220684404694 | |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos da linguagem e práticas sociais e Estudos literários | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9742246885359921 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Letras | |
dc.contributor.member | Peres, Edenize Ponzo | |
dc.contributor.member | Gomes, Antônio Carlos | |
dc.contributor.member | Santos, Leonardo Bis dos | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/9995004018308532 | pt_BR |
ifes.member.orcid | http://lattes.cnpq.br/9329890613026505 | pt_BR |
Redes Sociais