O preconceito nas aulas de língua portuguesa : em defesa da diversidade linguística
dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo geral estudar o preconceito linguístico presente na sociedade e na escola, a partir da realidade de duas turmas de nono ano de uma escola da rede estadual localizada em Guarapari-ES. A investigação procurou entender como é vista a diversidade linguística e como se processa o preconceito linguístico entre os alunos. Assim, nossos objetivos específicos foram: a) refletir sobre o preconceito linguístico; b) analisar a recepção da variação linguística pelos estudantes que participaram da pesquisa; c) desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem de língua portuguesa que auxiliem docentes e discentes a identificarem e enfrentarem o preconceito linguístico; e d) elaborar um produto educacional em forma de um Caderno de Atividades com exercícios que abordem o assunto. Para atingirmos esses objetivos, utilizamos os pressupostos teóricos da Sociolinguística Educacional. Os procedimentos metodológicos estão ancorados na pesquisa de observação participante e na aplicação de questionários e testes de crenças entre os estudantes, a fim de conhecermos suas atitudes linguísticas. Com base nesta pesquisa, desenvolvemos um produto educacional com atividades que podem auxiliar professores de Língua Portuguesa e alunos do Ensino Fundamental a refletir sobre a variação inerente a todas as línguas.
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