Aprendizagem baseada em problemas – ABP: uma metodologia ainda inovadora para o ensino da administração no Brasil

Saquetto, Thiago Chieppe (2021)

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Resumo: A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) tem se destacado como uma das metodologias ativas mais difundidas nas instituições de ensino. Apesar disso, o uso da ABP nos cursos superiores de Administração do Brasil ainda pode ser considerado incipiente e inovador. Este estudo, de caráter teórico-pedagógico, busca compreender como a ABP pode contribuir para o ensino superior da Administração no Brasil. Em sua metodologia, esta pesquisa apresenta um levantamento abrangente de artigos científicos, correlatos a esse tema, com o intuito de esclarecer as origens, os conceitos, as influências e as principais práticas pedagógicas das diferentes metodologias de ensino baseadas em problemas. Esse é um campo do conhecimento no qual convergem os estudos de interesse da Educação e da Administração. Como resultado, a pesquisa traz uma visão sobre como se desenvolve o processo de aprendizagem dos estudantes, por meio da ABP, bem como suas contribuições para o ensino superior da Administração no país. Além disso, apresenta uma proposta de intervenção pedagógica, fundamentada na ABP, para o ensino superior da Administração, visando contribuir para a disseminação dos conhecimentos relativos a ABO, bem como o uso desta metodologia de ensino, entre pesquisadores, pedagogos e gestores educacionais de todo o Brasil.

Abstract: Problem-Based Learning (PBL) has been one of the most spread active methodologies in educational institutions worldwide. This theoretical-pedagogical study seeks to understand how PBL contributed to higher education of Administration in Brazil. In its methodology, this research presents a comprehensive survey of scientific articles, to clarify the origins, concepts, influences and main pedagogical practices of different teaching methodologies problem based. That`s a field of knowledge in which studies of Education and Administration converge. As result, the research brings an insight into how the students' learning process develops, through the PBL, as well the contributions to higher education in Administration in the country. In addition, it presents a proposal for pedagogical intervention, based on the PBL, for higher education of Administration, aiming to contribute to the dissemination of this knowledge and the use of these methodologies, among researchers, pedagogues, and educational managers at Brazil.


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