dc.contributor.advisor | Ribeiro, Araceli Verónica Flores Nardy | |
dc.contributor.author | Caus, Jussanã Luzia Venturin | |
dc.date.accessioned | 2021-07-08T21:31:08Z | |
dc.date.available | 2021-07-08T21:31:08Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | CAUS, Jussanã Luzia Venturin. Funções nitrogenadas na abordagem sobre “drogas”: Ensino de química e aprendizagem significativa (as). 167 f. Mestrado Profissional em Química - IFES, Vila Velha, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1129 | |
dc.description.abstract | O uso de substâncias psicoativas é um grave problema de saúde pública e as
estatísticas demonstram que a cada ano mais pessoas se tornam usuárias e
dependentes. O início do uso geralmente ocorre na adolescência, sendo assim a
abordagem deste tema na escola se mostra de extrema importância. Apoiada na
teoria da Aprendizagem Significativa (AS) e com o objetivo de abordar as funções
orgânicas nitrogenadas de maneira contextualizada, neste trabalho foi desenvolvida
uma sequência didática (SD) sobre a temática “drogas”, cotejando a proposição dos
Três Momentos Pedagógicos (3MP), no formato de uma pesquisa-ação. Esta foi
aplicada em turmas do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio “Ary Parreiras”, Cariacica - ES, formadas por cerca de 120
alunos no período de Julho a Outubro de 2019. A SD teve aulas teóricas, aula
experimental, exibição de documentário, confecção de material de divulgação e
apresentação de seminários. A coleta de dados se deu através de questionários e
diário de bordo, cujos resultados foram tratados através da Análise Fenomenológica
(AF). Diante dos resultados obtidos percebemos que a SD favoreceu o ensino das
funções orgânicas nitrogenadas, demonstrando que a aprendizagem de Química é
mais significativa quando se apoia no contexto social, tornando os alunos capazes de
emitir opinião, avaliar custos e benefícios e tomar decisões mais acertivas. Um guia
didático foi produzido a partir dessa dissertação a fim de contribuir para o Ensino de
Química com a abordagem do tema drogas em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.abstract | The use of psychoactive substances is a serious public health problem and statistics
show that each year more people become users and dependents. The beginning of
use usually occurs in adolescence, so the approach of this topic at school is extremely
important. Supported by the theory of Meaningful Learning (ML) and with the objective
of addressing nitrogenous organic functions in a contextualized way, in this work a
didactic sequence (SD) was developed on the theme “drugs”, comparing the
proposition of the Three Pedagogical Moments (3MP), in the form of an action
research. This was applied in classes of the third year of High School of the State
School of Elementary and High School “Ary Parreiras”, Cariacica - ES, formed by about
120 students in the period from July to October 2019. SD had theoretical classes, class
experimental, documentary exhibition, production of promotional material and
presentation of seminars. Data collection took place through questionnaires and
logbooks, the results of which were treated using Phenomenological Analysis (PA). In
view of the results obtained, we noticed that DS favored the teaching of nitrogen
organic functions, demonstrating that the learning of Chemistry is more significant
when it is supported in the social context, making students able to express opinions,
evaluate costs and benefits and make more correct decisions. A didactic guide was
produced from this dissertation in order to contribute to the Teaching of Chemistry with
the approach of the subject of drugs in the classroom. | pt_BR |
dc.format.extent | 167 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química Orgânica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Significativa sobre “drogas” | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática Problematizada | pt_BR |
dc.subject | Drogas | pt_BR |
dc.title | Funções nitrogenadas na abordagem sobre “drogas”: Ensino de química e aprendizagem significativa (as) | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Ribeiro, Joselito Nardy | |
dc.contributor.advisor-co | Moura, Paulo Rogerio Garcez de | |
dc.publisher.local | Vila Velha | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
dc.identifier.capes | 31001017169P | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Química | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/0085257530517329 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (Profqui) | |
dc.contributor.member | Kauark, Fabiana da Silva | |
dc.contributor.member | Victor, Raquel Pellanda Dardengo | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/1775960522512273 | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9223-6894 | pt_BR |
Redes Sociais