Funções nitrogenadas na abordagem sobre “drogas”: Ensino de química e aprendizagem significativa (as)
dissertacao_mestrado
O uso de substâncias psicoativas é um grave problema de saúde pública e as estatísticas demonstram que a cada ano mais pessoas se tornam usuárias e dependentes. O início do uso geralmente ocorre na adolescência, sendo assim a abordagem deste tema na escola se mostra de extrema importância. Apoiada na teoria da Aprendizagem Significativa (AS) e com o objetivo de abordar as funções orgânicas nitrogenadas de maneira contextualizada, neste trabalho foi desenvolvida uma sequência didática (SD) sobre a temática “drogas”, cotejando a proposição dos Três Momentos Pedagógicos (3MP), no formato de uma pesquisa-ação. Esta foi aplicada em turmas do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Ary Parreiras”, Cariacica - ES, formadas por cerca de 120 alunos no período de Julho a Outubro de 2019. A SD teve aulas teóricas, aula experimental, exibição de documentário, confecção de material de divulgação e apresentação de seminários. A coleta de dados se deu através de questionários e diário de bordo, cujos resultados foram tratados através da Análise Fenomenológica (AF). Diante dos resultados obtidos percebemos que a SD favoreceu o ensino das funções orgânicas nitrogenadas, demonstrando que a aprendizagem de Química é mais significativa quando se apoia no contexto social, tornando os alunos capazes de emitir opinião, avaliar custos e benefícios e tomar decisões mais acertivas. Um guia didático foi produzido a partir dessa dissertação a fim de contribuir para o Ensino de Química com a abordagem do tema drogas em sala de aula.
The use of psychoactive substances is a serious public health problem and statistics show that each year more people become users and dependents. The beginning of use usually occurs in adolescence, so the approach of this topic at school is extremely important. Supported by the theory of Meaningful Learning (ML) and with the objective of addressing nitrogenous organic functions in a contextualized way, in this work a didactic sequence (SD) was developed on the theme “drugs”, comparing the proposition of the Three Pedagogical Moments (3MP), in the form of an action research. This was applied in classes of the third year of High School of the State School of Elementary and High School “Ary Parreiras”, Cariacica - ES, formed by about 120 students in the period from July to October 2019. SD had theoretical classes, class experimental, documentary exhibition, production of promotional material and presentation of seminars. Data collection took place through questionnaires and logbooks, the results of which were treated using Phenomenological Analysis (PA). In view of the results obtained, we noticed that DS favored the teaching of nitrogen organic functions, demonstrating that the learning of Chemistry is more significant when it is supported in the social context, making students able to express opinions, evaluate costs and benefits and make more correct decisions. A didactic guide was produced from this dissertation in order to contribute to the Teaching of Chemistry with the approach of the subject of drugs in the classroom.
Redes Sociais