Psicometria e Ensino de Química: Psicometrização diagnóstica e estratégias para a construção de rotinas pedagógicas

Sá, Eloi Caçador Ferreira (2020)

dissertacao_mestrado

Mesmo após a conclusão da educação básica a população brasileira apresenta desempenho baixo no que diz respeito ao letramento científico para a execução de tarefas domésticas básicas (IBLC, 2014). Esta realidade se dá por um histórico de escolhas ruins no que diz respeito às políticas públicas educacionais no âmbito do ensino de ciências - em nosso caso, precisamente no ensino de química. Esse fato corrobora com a pouca preocupação em avaliar o processo educacional por métodos que permitam o acompanhamento e o desenvolvimento de habilidades de competências necessárias para formalizar o letramento científico da população. No presente trabalho, discutimos os rumos das publicações sobre ensino de química em duas plataformas por meio de uma Análise Textual Discursiva (ATD) via software Iramuteq. Esta análise permitiu a observação da intencionalidade das publicações no que diz respeito à avaliação, identificada como parte final do processo educacional e não como atividade inerente à observação do desenvolvimento de habilidade e competências (Luckesi, 2011 e 2014). Zabala e Arnau (2010) inferem que uma avaliação capaz de colaborar para esse desenvolvimento exige do profissional em sala de aula ferramentas que o permitam identificar de maneira prática e lógica as possibilidades de instrumentalizar o aluno. O processo de instrumentalização do sujeito passa pela significação de arquétipos intelectuais de assimilação, equilibração e acomodação segundo Piaget (1958 e 1971) em sua epistemologia genética. Assim sendo, construir uma ferramenta avaliativa psicometrizada que respeitasse o desenvolvimento intelectual do indivíduo passaria pela construção gradativa dos momentos do desenvolvimento intelectual proposto por Piaget. Para auxiliar a a confecção dessa avaliação os autores recorreram à taxonomia de Bloom (FERRAZ e BELHOT, 2010) para elencar o grau de dificuldade cognitiva dos itens de avaliação. Por fim o produto construído foi validado e aplicado junto à turmas concluintes da educação básica apontando para um resultado sólido e perspectiva de adequação do método à diversos cenários.

Brazilian population has a low performance with regard to scientific literacy for the execution of basic domestic tasks even after the conclusion of basic education (IBLC, 2014). This reality is due to a history of bad choices with regard to public educational policies in the context of science teaching - in our case, precisely in the teaching of chemistry. This fact corroborates the lack of concern in evaluating the educational process by methods that allow the monitoring and development of skills skills necessary to formalize the scientific literacy of the population. In the present work, we discuss the directions of publications on teaching chemistry on two platforms through a Textual Discourse Analysis (ATD) via Iramuteq software. This analysis allowed the observation of the publications' intentionality regarding the evaluation, identified as the final part of the educational process and not as an activity inherent to the observation of the development of skills and competences (Luckesi, 2011 and 2014). Zabala and Arnau (2010) infer that an assessment capable of collaborating for this development requires from the professional in the classroom tools that allow him to identify in a practical and logical way the possibilities of instrumentalizing the student. The process of instrumentalizing the subject involves the meaning of intellectual archetypes of assimilation, balance and accommodation according to Piaget (1958 and 1971) in his genetic epistemology. Therefore, building a psychometric assessment tool that respects the individual's intellectual development would involve gradually building up the moments of intellectual development proposed by Piaget. To assist in making this assessment, the authors resorted to Bloom's taxonomy (FERRAZ and BELHOT, 2010) to list the degree of cognitive difficulty of the assessment items. Finally, the built product was validated and applied to the concluding classes of basic education, pointing to a solid result and perspective of adapting the method to different scenarios.