Consumismo e o descarte de aparelhos celulares: organização de um clube de ciências online visando a alfabetização científica

Moreira Júnior, Sergio Souza (2020)

dissertacao_mestrado

O tema Lixo Eletrônico se faz relevante em função do constante uso de aparelhos eletroeletrônicos, principalmente aparelhos celulares. Em virtude da importância desse tema, esse trabalho tem por objetivo promover a Alfabetização Científica a partir de uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTS/CTSA) sobre o tema Lixo Eletrônico para trabalhar conceitos químicos e os contextos tecnológicos, históricos e sociais que estão relacionados ao consumismo e, consequentemente, ao seu descarte inadequado. Os alunos do Ensino Médio, pela faixa etária que se encontram, apresentam grande dependência em relação ao uso de aparelhos celulares. Com a troca frequente de aparelhos pela busca de mais tecnologia, os jovens não tem uma real noção do que fazer com os aparelhos antigos, que nesse momento se transformam em lixo eletrônico. Sendo assim, com o intuito de potencializar o envolvimento dos alunos com as questões voltadas para a transformação social na importância do descarte adequado desse tipo de resíduo, foi planejado um projeto de Clube de Ciências Online, com um caráter interdisciplinar. A Pesquisa tratou de uma investigação qualitativa e foi baseada nas observações feitas pelo pesquisador nos dados coletados via questionários e nos registros textuais produzidos pelos alunos, como painéis, padlet’s e blog, durante a aplicação da proposta didática. A metodologia ativa Jigsaw foi utilizada nas etapas do projeto no momento de explanação dos materiais pesquisados. Os resultados obtidos indicaram a mudança de perfil conceitual dos alunos, promovendo uma compreensão mais aprofundada das relações entre ciência-tecnologia-sociedade-ambiente. Utilizando os três eixos estruturantes, segundo Sasseron e Carvalho (2008), a análise dos textos produzidos demonstrou a presença de indicadores de alfabetização científica, permitindo concluir que a proposta didática foi efetiva na promoção da alfabetização científica.

The theme Electronic Waste is relevant due to the constant use of electronic devices, especially cell phones. Due to the importance of this theme, this work aims to promote Scientific Literacy from a CTS / CTSA approach on the topic Electronic Waste to work on chemical concepts and the technological, historical and social contexts that are related to consumerism and, consequently, inadequate disposal. High school students, by the age group they are in, are highly dependent on the use of cell phones. With the frequent exchange of devices for the search for more technology, young people do not have a real sense of what to do with old devices, which at that moment are transformed into electronic waste. Therefore, in order to enhance the students' involvement with issues related to social transformation in the importance of proper disposal of this type of waste, an Online Science Club project was planned, with an interdisciplinary character. The research dealt with a qualitative investigation and was based on the observations made by the researcher on the data collected via questionnaires and on the textual records produced by the students, such as panels, padlet’s and blog, during the application of the didactic proposal. The active Jigsaw methodology was used in the project stages when explaining the researched materials. The results obtained indicated a change in the students' conceptual profile, promoting a deeper understanding of the relationship between science-technology-society-environment. Using the three structuring axes, according to Sasseron and Carvalho (2008), the analysis of the texts produced demonstrated the presence of scientific literacy indicators, allowing us to conclude that the didactic proposal was effective in promoting scientific literacy.


Collections: