Biocombustíveis (etanol e biodiesel) à luz da Alfabetização científica: potencialidades e desafios no ensino de química
dissertacao_mestrado
O presente trabalho buscou promover a alfabetização científica por meio de uma sequência didática (SD) com a temática biocombustíveis numa abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) em alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública de ensino do Espírito Santo. A pesquisa desenvolvida teve caráter qualitativo, com características de pesquisa-ação, neste sentido, foram utilizadas as observações do pesquisador, os dados coletados por meio do questionário e os registros textuais produzidos pelos estudantes durante a aplicação da SD. A análise dos dados resultantes da SD (textos, história em quadrinhos, música, entre outros), bem como os registros de observações da pesquisadora na turma, foram realizados com base em fundamentos da análise de conteúdo. Utilizou-se para esta análise observar a compreensão dos estudantes do conceito de biocombustíveis em diferentes situações do cotidiano bem como a capacidade de propor solução e/ou argumentar sobre a temática identificando impactos científicos, tecnológicos sociais e ambientais para uma energia renovável. Os resultados obtidos indicaram mudança de perfil conceitual dos alunos, sinalizando uma melhor compreensão das relações entre CTSA. Observou-se, também, o aprendizado dos conceitos científicos trabalhados bem como, mesmo em níveis diferentes, a promoção de uma alfabetização científica nos estudantes. Como produto final deste trabalho desenvolveu-se um guia didático, a ser divulgado entre professores de Química, que apresenta a sequência didática e permite a sua aplicação por outros profissionais.
The present work sought to promote scientific literacy through a didactic sequence (SD) with the theme of biofuels in a science, technology, society and environment (CTSA) approach in students of the 3rd grade of public high school in Espírito Santo. The research developed was qualitative, with characteristics of action research, in this sense, the researcher's observations, data collected through the questionnaire and the textual records produced by students during the application of the SD were used. The analysis of the data resulting from the DS (texts, comic books, music, among others), as well as, the records of observations of the researcher in the class were carried out based on the fundamentals of content analysis. It was used for this analysis to observe the students' understanding of the concept of biofuels in different everyday situations, as well as the ability to propose a solution and / or argue about the theme by identifying scientific, technological, social and environmental impacts for renewable energy. The results obtained indicated a change in the students' conceptual profile, signaling a better understanding of the relationships between CTSA. It was also observed, the learning of scientific concepts worked, as well as, even at different levels, the promotion of scientific literacy in students. As a final product of this work, a didactic guide was developed, to be disseminated among chemistry teachers, which presents the didactic sequence and allows its application by other professionals.
Redes Sociais