Aprendizagem baseada na resolução de problemas articulada à atividade experimental problematizada: ensino de química no contexto CTSA do sódio

Martins, Daniel de Guarçoni (2020)

dissertacao_mestrado

O Ensino de Química por meio de modelo de aula tradicional tem refletido na falta de interesse dos alunos do século XXI. Há a necessidade de quebra de paradigmas e procura por metodologias ativas que promovam a mobilização de saberes em situações problemáticas cotidianas da sala de aula. Diante disso, o objetivo geral do presente trabalho foi analisar a eficiência qualitativa da articulação das metodologias da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) e da Atividade Experimental Problematizada (AEP) na aprendizagem e interesse dos discentes pelo Ensino de Química. Os sujeitos da pesquisa foram alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Vitória/ES. O processo investigativo de natureza qualitativa representa uma pesquisa-ação realizada pelo professor pesquisador. O diálogo com a fundamentação teórica que norteou a pesquisa perpassou pela metodologia da ABRP articulada à AEP e pelo contexto do sódio apoiado no enfoque Ciênica-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). As análises apontaram perspectivas animadoras para o pluralismo estratégico proposto na intervenção didático-pedagógica, tornando-a uma eficiente articulação para promover uma aprendizagem de qualidade e despertar o interessante dos discentes. A articulação proposta no contexto remoto decorrente da pandemia Covid-19 mostrou-se eficiente na motivação em aprender sobre a Ciência Química. A formação do pensamento, atitudes críticas, postura ativa, responsabilidade por suas aprendizagens, trabalho colaborativo, autonomia, criatividade, capacidades argumentativas, tomada de decisão articuladas e contextualizadas, habilidades inerentes às metodologias investigativas aqui articuladas, foram identificadas e promovidas. Somando-se a isso, foi desenvolvido um Produto Educacional na forma de Guia Didático para livre reprodução, adaptação e utilização didática.

Chemistry teaching through a traditional classroom model has reflected the lack of interest of 21st century students. Here is a need to break paradigms and look for active methodologies that promote the mobilization of knowledge in everyday problematic situations in the classroom. Herefore, the general objective of the present work was to analyze the qualitative efficiency of the articulation of the Problem-Based Learning (ABRP) and Problematized Experimental Activity (AEP) methodologies in the learning and interest of the students in the Teaching of Chemistry. The research subjects were students from the 2nd grade of high school at a private school in Vitória/ES. The qualitative investigative process represents an action research carried out by the researcher professor. The dialogue with the theoretical foundation that guided the research ran through the ABRP methodology articulated to the AEP and the sodium context supported by the Science-Technology-Society-Environment (CTSA) approach. The analyzes showed encouraging perspectives for the strategic pluralism proposed in the didactic-pedagogical intervention, making it an efficient articulation to promote quality learning and awaken the students' interest. The articulation proposed in the remote context resulting from the Covid-19 pandemic proved to be an efficient motivation to learn about Chemical Science. The formation of thought, critical attitudes, active posture, responsibility for their learning, collaborative work, autonomy, creativity, argumentative abilities, articulated and contextualized decision making, skills inherent to the investigative methodologies articulated here, were identified and promoted. In addition, an Educational Product was developed in the form of a Didactic Guide for free reproduction, adaptation and didactic use.