Etanol: uma abordagem CTSA com perspectiva de alfabetização científica

Broseguini, Diego Becalli (2020)

dissertacao_mestrado

O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo e o combustível é estratégico para a evolução tecnológica de uma mobilidade com menos impacto sobre o meio ambiente. O tema se faz relevante em função do constante crescimento do uso de combustíveis renováveis no Brasil e no mundo e, devido ao estado de pandemia vivido em 2020, teve aumento significativo na sua utilização como método antisséptico para produção de álcool 70%. Em virtude da importância desse tema, esta dissertação tem por objetivo promover a Alfabetização Científica a partir de uma abordagem de ensino que tem como foco o desenvolvimento das inter-relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) sobre o tema etanol para abordar conceitos químicos e os contextos tecnológicos, históricos, políticos, sociais e ambientais que estão relacionados com a produção e utilização dessa substância no Brasil. Para isso, foram desenvolvidas duas SD com atividades experimentais, visita técnica, página da Web, ferramentas online, discussões em grupo que envolvem conceitos como ponto de ebulição, polaridade, forças intermoleculares, viscosidade, pressão de vapor, fermentação e destilação relacionados a produção de etanol, bem como os aspectos sociais e ambientais ligados a sua produção. As SD foram validadas com base nos grupos de análise: estrutura e organização, problematização, conteúdos e conceitos, método de ensino e avaliação, abordagem CTSA e promoção de alfabetização científica. No caso da SD no formato remoto, além dos grupos de análise citados, foi incluído o acionamento do interesse dos alunos no contexto remoto. Os resultados mostraram que ambas apresentam aspectos mais que suficientes em relação a sua estrutura e organização, que seguem de forma muito satisfatória a abordagem CTSA e que têm potencial para promoverem a alfabetização científica. Para a SD no formato remoto, foi possível verificar ainda, segundo os avaliadores, que existe um potencial muito importante com relação ao aumento do interesse dos alunos no contexto remoto frente ao momento pandêmico atual. Ficou evidenciado que os pontos fortes das duas SD são a diversificação das atividades e o protagonismo dos alunos.

Brazil is the second largest producer of ethanol in the world and the fuel is strategic for the technological evolution of mobility with less impact on the environment. The theme is relevant due to the constant growth in the use of renewable fuels in Brazil and in the world and, due to the pandemic state experienced in 2020, there was a significant increase in its use as an antiseptic method for the production of 70% alcohol. Due to the importance of this theme, this dissertation aims to promote Scientific Literacy from a teaching approach that focuses on the development of interrelationships between science, technology, society and the environment (CTSA) on the subject of ethanol to address chemical concepts and technological, historical, political, social and environmental contexts that are related to the production and use of this substance in Brazil. For that, two SD were developed with experimental activities, technical visit, web page, online tools, group discussions involving concepts such as boiling point, polarity, intermolecular forces, viscosity, vapor pressure, fermentation and distillation related to ethanol production , as well as the social and environmental aspects related to its production. The SD in the face-to-face format was validated by groups of specialists, peers and students who belonged to the chemistry degree course, and the SD in the remote format, was validated by 34 professors, including 5 doctors, 4 masters, 14 master students, 2 graduates in geography, 1 graduate in history and 8 graduates in chemistry. The results of the validations showed that the SDs have more than sufficient aspects in relation to their structure and organization, that they follow the CTSA approach very satisfactorily and that they have the potential to promote scientific literacy. For SD in the remote format, it was also possible to verify, according to the evaluators, that there is a very important potential with regard to increasing the interest of students in the remote context in view of the current pandemic moment. It became evident that the strengths of the two SD are the diversification of activities and the role of students.


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