dc.contributor.advisor | Amado, Manuella Villar | |
dc.contributor.author | Fabri Júnior, Reginaldo | |
dc.date.accessioned | 2021-07-06T13:55:09Z | |
dc.date.available | 2021-07-06T13:55:09Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | FABRI JUNIOR, Reginaldo. Potencialidades educativas do Museu de Biologia Professor Mello Leitão para o ensino de química na perspectiva da alfabetização científica. 2020. 203f. (Programa de Mestrado Profissional em Química) - IFES, Vila Velha, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1111 | |
dc.description.abstract | Este trabalho descreve o estudo para determinar as potencialidades que o Museu de Biologia Professor Mello Leitão, Santa Teresa, ES, possui para o ensino de Química, na perspectiva da alfabetização científica. Objetivou-se, caracterizar o Museu de Biologia Professor Mello Leitão como um espaço de educação não formal que promova o Ensino de Química; verificar a percepção de professores de Química quanto ao uso destes espaços para o ensino de Química, visando a promoção da alfabetização científica; desenvolver e validar um guia como produto educacional contendo sugestões de abordagens para o Ensino de Química no Museu de Biologia Professor Mello Leitão, proporcionando alfabetização científica e; investigar uma aula com alunos do Ensino Médio baseada nas propostas do guia didático. Sendo uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, foram planejadas previamente as abordagens de Química dentro do espaço do museu e elaborado um produto educacional chamado “Tem Química no museu? Guia didático para o ensino de Química no Museu de Biologia Mello Leitão”. Foram utilizados questionários como instrumentos para a coleta de dados. Os resultados dos questionários aplicados aos professores indicam que, mesmo sendo um grupo experiente, frequentadores de espaços científicos e culturais, que sabem da importância de desenvolverem alfabetização científica e de utilizarem espaços não formais para o ensino, não costumam propor atividades de ensino de Química em museus e outros espaços. São poucas ações desenvolvidas para o ensino de Química, com foco na alfabetização científica em museus de Ciências, o que justificam e valorizam as pesquisas feitas nesta área. O guia didático passou por duas validações por pares, indicando que o guia apresenta grande
potencial para o ensino de Química no museu e para a promoção da alfabetização científica. Devido à pandemia de Covid-19, as aulas presenciais nas escolas foram suspensas, o que impossibilitou uma ida presencial ao museu. Após novos planejamentos e adequações, optou-se por uma ‘visita virtual’ que ocorreu durante as aulas remotas regulares, com a aplicação de questionários antes e após a visita. Os resultados obtidos a partir da análise destes questionários mostraram que este modelo de visita permitiu que muitos conhecessem o espaço e identificassem diversas informações químicas e científicas. Por fim, vimos que o produto educacional apresenta uma versatilidade para seu uso, sendo ele usado nas mediações presenciais no museu ou à distância, em aulas remotas. Acreditamos que esta pesquisa contribui significantemente à área do Ensino de Química em espaços de educação não formal e na promoção da alfabetização científica de alunos do ensino médio. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work describes the study to determine the potential that the Professor Mello Leitão Biology Museum, Santa Teresa, ES, has for teaching Chemistry, from the perspective of scientific literacy. The objective was to characterize the Professor Mello Leitão Biology Museum as a non-formal education space that promotes the Teaching of Chemistry; verify the perception of Chemistry teachers regarding the use of these spaces for teaching Chemistry, aiming at the promotion of scientific literacy; develop and validate a guide as an educational product containing suggestions for approaches to Teaching Chemistry at the Professor Mello Leitão Biology Museum, providing scientific literacy and; investigate a class with high school students based on the didactic guide's proposals. As a qualitative case study research, Chemistry approaches within the museum space were previously planned and an educational product called “Has Chemistry in the museum? Didactic guide for teaching Chemistry at the Mello Leitão Biology Museum ”. Questionnaires were used as instruments for data collection. The results of the questionnaires applied to teachers indicate that, even though they are an experienced group, people who frequent scientific and cultural spaces, who know the importance of developing scientific literacy and of using non-formal spaces for teaching, do not usually propose teaching activities in Chemistry in museums and other spaces. There are few actions developed for the teaching of Chemistry, with a focus on scientific literacy in Science museums, which justify and value the research done in this area. The didactic guide went through two validations by peers, indicating that the guide has great potential for teaching Chemistry in the museum and for promoting scientific literacy. Due to the Covid-19 pandemic, face-to-
face classes at schools were suspended, making it impossible to go to the museum in person. After new planning and adjustments, we opted for a 'virtual visit' that took place during regular remote classes, with the application of questionnaires before and after the visit. The results obtained from the analysis of these questionnaires showed that this model of visit allowed many to get to know the space and identify various chemical and scientific information. Finally, we saw that the educational product has a versatility for its use, being used in face-to-face mediations at the museum or at a distance, in remote classes. We believe that this research contributes significantly to the area of Chemistry Teaching in spaces of non-formal education and in the promotion of scientific literacy of high school students. | pt_BR |
dc.format.extent | 203 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject | Espaços não formais | pt_BR |
dc.subject | Museus | pt_BR |
dc.subject | Museu de Ciências | pt_BR |
dc.title | Potencialidades educativas do Museu de Biologia Professor Mello Leitão para o ensino de química na perspectiva da alfabetização científica | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Sena, Denise Rocco de | |
dc.publisher.local | Vila Velha | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo | pt_BR |
dc.identifier.capes | 31001017169P | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Química | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8408494362639642 | pt_BR |
ifes.advisorco.lattes | http://lattes.cnpq.br/7378659077068719 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (Profqui) | |
dc.contributor.member | Silva, Mirian do Amaral Jonis | |
dc.contributor.member | Moura, Paulo Rogerio Garcez de | |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2405-0320 | pt_BR |
ifes.advisorco.orcid | https://orcid.org/0000-0002-7581-6560 | pt_BR |
Redes Sociais