Ensino de química e atividade experimental problematizada AEP : avaliando aprendizagem dos conteúdos químicos por meio do software pnota no contexto do ensino fundamental

Nascimento, Paula Vivaldi (2020)

dissertacao_mestrado

A transição do Ensino Fundamental, anos iniciais para os anos finais, ainda é um desafio na Educação Básica, pois envolve mudanças tanto na estrutura curricular quanto no perfil de professores e dos próprios alunos. Neste contexto, esta pesquisa buscou elaborar, aplicar e analisar aulas experimentais, através de problematizações, com a proposta de investigar a aprendizagem química e o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos quanto a aplicação desse projeto, o qual designa-se por Atividades Experimentais Problematizadas (AEP). A metodologia da pesquisa adotada foi do tipo pesquisa-intervenção com a abordagem quantitativa, utilizando o método de análise de variância ANOVA, seguido do teste Tukey e na qualitativa analisou os níveis cognitivos dos alunos do 5º ano de uma escola privada de ensino básico e técnico, na cidade de Vila Velha - ES. Foi construído um guia didático em forma de E-book, o qual auxiliou o professor dos anos iniciais na organização de uma AEP, a partir das habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e também a aplicação do Software pNota e análise da avaliação dos resultados obtidos nas atividades experimentais, os quais mostraram que tais problematizações permitiram o avanço dos níveis cognitivos dos alunos, sendo isso verificado tanto no Software pNota quanto no ANOVA e no teste Tukey. Porém, o software utilizado apresentou-se como uma ferramenta pedagógica, permitindo ao professor uma avaliação menos subjetiva e mais personalizada.

The transition stage from elementary school, since its initial years to the final years, is still a challenge in the Early Education. The major reasons are changes involving both, the curricular structure and the profile of teachers and students. In this context, this research aimed to elaborate, apply, and analyze experimental classes, through problematizations, with the proposal of investigating the chemical learning and the development of the students' cognitive skills regarding the application of this project, which is called Experimental Problem Activities (EPA). The research methods adopted were the research-intervention type with the quantitative approach using variance analyses ANOVA and Tukey test. A qualitative approach analyzed the cognitive levels of the 5th year students at a private school of elementary and technical education, in the municipality of Vila Velha-ES. A didactic guide was built in E-book format, assisting teachers of the early years in providing an EPA, based on the skills proposed in the Common National Curricular Base (CNCB), and also the application of the pNota Software and analysis of the evaluation of the results obtained in experimental activities, which showed that such problematizations allowed the advancement of students' cognitive levels, which was verified both in the Software pNota and in ANOVA and in the Tukey test. However, the software used was presented as a pedagogical tool, allowing the teacher a less subjective and more personalized assessment.