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A utilização de metodologias ativas no processo de aprendizagem do uso e ocupação do solo e água em bacias hidrográficas: uma proposta de intervenção pedagógica

dc.contributor.advisorSilva Júnior, João Mauro
dc.contributor.authorElesbon, Abrahão Alexandre Alden
dc.date.accessioned2021-06-28T19:43:33Z
dc.date.available2021-06-28T19:43:33Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationELESBON, Abrahão Alexandre Alden. A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E SEUS IMPACTOS NA CONSERVAÇÃO DE SOLO E ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão Final do Curso de Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1102
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho consiste no uso de metodologias ativas em resposta ao seguinte problema de pesquisa: como potencializar o processo de aprendizagem sobre conservação de solo e água em bacias hidrográficas? O objetivo principal da presente intervenção pedagógica é compreender como as técnicas conservacionistas de uso e ocupação do solo auxiliam na manutenção da camada produtiva do solo e no armazenamento da água em uma bacia hidrográfica. A parte teórica utilizará a metodologia ativa “sala de aula invertida” que busca resolver exercícios e tirar dúvidas em sala de aula e estudar o conteúdo teórico em casa. A parte prática utilizará a metodologia ativa de “aprendizado baseado em projetos” seguindo as etapas: projeto e execução do protótipo da bacia, escolha das práticas conservacionistas a serem estudadas, avaliação do funcionamento do experimento, coleta de dados e avaliação dos resultados. Espera-se com a aplicação metodológica alcançar os seguintes resultados: a compreensão das principais práticas conservacionistas de solo e água e a análise dos processos hidrológicos superficiais e subterrâneos. Esta proposta de intervenção pedagógica tem ainda o potencial de geração de novas pesquisas, de discussões interdisciplinares, de desenvolvimento de novas tecnologias tanto educacionais como de aplicação no campo, entre outros resultados possíveis diretos e indiretos.pt_BR
dc.format.extent26 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectBacias hidrográficas - Conservaçãopt_BR
dc.titleA utilização de metodologias ativas no processo de aprendizagem do uso e ocupação do solo e água em bacias hidrográficas: uma proposta de intervenção pedagógicapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Colatinapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0691840402264190pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Colatinapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6757318106126849pt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas
dc.contributor.memberCastro, Mirella Guedes Lima de
dc.contributor.memberBendinelli, Patrícia Vidigal
dc.contributor.memberCastro, Fábio da Silveira
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8024-6507pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9197090106863577pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/2996068515062175pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/7824312500208420pt_BR


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