dc.contributor.advisor | Silva Júnior, João Mauro | |
dc.contributor.author | Elesbon, Abrahão Alexandre Alden | |
dc.date.accessioned | 2021-06-28T19:43:33Z | |
dc.date.available | 2021-06-28T19:43:33Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | ELESBON, Abrahão Alexandre Alden. A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E SEUS IMPACTOS NA CONSERVAÇÃO DE SOLO E ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão Final do Curso de Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas - Instituto Federal do Espírito Santo, Colatina, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1102 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Este trabalho consiste no uso de metodologias ativas em resposta ao seguinte problema de pesquisa: como potencializar o processo de aprendizagem sobre conservação de solo e água em bacias hidrográficas? O objetivo principal da presente intervenção pedagógica é compreender como as técnicas conservacionistas de uso e ocupação do solo auxiliam na manutenção da camada produtiva do solo e no armazenamento da água em uma bacia hidrográfica. A parte teórica utilizará a metodologia ativa “sala de aula invertida” que busca resolver exercícios e tirar dúvidas em sala de aula e estudar o conteúdo teórico em casa. A parte prática utilizará a metodologia ativa de “aprendizado baseado em projetos” seguindo as etapas: projeto e execução do protótipo da bacia, escolha das práticas conservacionistas a serem estudadas, avaliação do funcionamento do experimento, coleta de dados e avaliação dos resultados. Espera-se com a aplicação metodológica alcançar os seguintes resultados: a compreensão das principais práticas conservacionistas de solo e água e a análise dos processos hidrológicos superficiais e subterrâneos. Esta proposta de intervenção pedagógica tem ainda o potencial de geração de novas pesquisas, de discussões interdisciplinares, de desenvolvimento de novas tecnologias tanto educacionais como de aplicação no campo, entre outros resultados possíveis diretos e indiretos. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Bacias hidrográficas - Conservação | pt_BR |
dc.title | A utilização de metodologias ativas no processo de aprendizagem do uso e ocupação do solo e água em bacias hidrográficas: uma proposta de intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Colatina | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/0691840402264190 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Colatina | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6757318106126849 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas | |
dc.contributor.member | Castro, Mirella Guedes Lima de | |
dc.contributor.member | Bendinelli, Patrícia Vidigal | |
dc.contributor.member | Castro, Fábio da Silveira | |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0002-8024-6507 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/9197090106863577 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/2996068515062175 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/7824312500208420 | pt_BR |
Redes Sociais