A utilização de metodologias ativas no processo de aprendizagem do uso e ocupação do solo e água em bacias hidrográficas: uma proposta de intervenção pedagógica
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RESUMO: Este trabalho consiste no uso de metodologias ativas em resposta ao seguinte problema de pesquisa: como potencializar o processo de aprendizagem sobre conservação de solo e água em bacias hidrográficas? O objetivo principal da presente intervenção pedagógica é compreender como as técnicas conservacionistas de uso e ocupação do solo auxiliam na manutenção da camada produtiva do solo e no armazenamento da água em uma bacia hidrográfica. A parte teórica utilizará a metodologia ativa “sala de aula invertida” que busca resolver exercícios e tirar dúvidas em sala de aula e estudar o conteúdo teórico em casa. A parte prática utilizará a metodologia ativa de “aprendizado baseado em projetos” seguindo as etapas: projeto e execução do protótipo da bacia, escolha das práticas conservacionistas a serem estudadas, avaliação do funcionamento do experimento, coleta de dados e avaliação dos resultados. Espera-se com a aplicação metodológica alcançar os seguintes resultados: a compreensão das principais práticas conservacionistas de solo e água e a análise dos processos hidrológicos superficiais e subterrâneos. Esta proposta de intervenção pedagógica tem ainda o potencial de geração de novas pesquisas, de discussões interdisciplinares, de desenvolvimento de novas tecnologias tanto educacionais como de aplicação no campo, entre outros resultados possíveis diretos e indiretos.
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