Show simple item record

“Nextel, tá nas suas mãos” : uma análise das estratégias argumentativas nas propagandas da Nextel

dc.contributor.advisorSimões, Alex Caldas
dc.contributor.authorCastro, Ana Ruth de
dc.date.accessioned2021-06-28T18:23:24Z
dc.date.available2021-06-28T18:23:24Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationCASTRO, Ana Ruth de. “Nextel, tá nas suas mãos”: uma análise das estratégias argumentativas nas propagandas da Nextel. 2021. 44 f. Monografia (Graduação em Licenciatura em Letras com Habilitação em Português) – Instituto Federal do Espírito Santo, Venda Nova do Imigrante, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1097
dc.description.abstractRESUMO: A presente pesquisa, intitulada “Nextel, tá nas suas mãos”: uma análise das estratégias argumentativas nas propagandas da Nextel, de caráter qualitativo, está inserida no campo da Análise do Discurso Francesa e, nela, objetivou-se analisar as estratégias argumentativas utilizadas na campanha publicitária Nextel, tá nas suas mãos, da empresa de telecomunicações já mencionada, lançada nos meios de comunicação no ano de 2016. Vale mencionar que o principal objetivo da campanha era debater rótulos atribuídos à operadora devido à sua oferta de serviços de rádio. O corpus utilizado contou com três vídeos, cada um com duração de 31 segundos, protagonizados por famosos brasileiros, Daniella Cicarelli, Júnior Lima e Bruno Gagliasso, que, para análise, necessitou de uma transcrição das falas feitas com base em Marcuschi (2003). O material, que continha os artistas brasileiros expondo seus rótulos e afirmando que não se deixariam definir por eles, foi analisado à luz das teorias de Ethos discursivo e Cenografia, de Dominique Maingueneau (2008, 2020). Os resultados apontaram para uma estratégia que aproxima as imagens dos famosos e da marca Nextel – que convivem e conviveram com rótulos –; e, para uma apropriação, por parte da operadora, dos ethos positivos mostrados pelos protagonistas na campanha.pt_BR
dc.format.extent44 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCampanha publicitáriapt_BR
dc.subjectEstratégias argumentativaspt_BR
dc.subjectEthos discursivopt_BR
dc.subjectCenografiapt_BR
dc.title“Nextel, tá nas suas mãos” : uma análise das estratégias argumentativas nas propagandas da Nextelpt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVenda Nova do Imigrantept_BR
ifes.campusCampus_Venda_Nova_do_Imigrantept_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Venda_Nova_do_Imigrantept_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Letras com Habilitação em Português
dc.contributor.memberSimões, Alex Caldas


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record