“Nextel, tá nas suas mãos” : uma análise das estratégias argumentativas nas propagandas da Nextel

Castro, Ana Ruth de (2021)

tcc

RESUMO: A presente pesquisa, intitulada “Nextel, tá nas suas mãos”: uma análise das estratégias argumentativas nas propagandas da Nextel, de caráter qualitativo, está inserida no campo da Análise do Discurso Francesa e, nela, objetivou-se analisar as estratégias argumentativas utilizadas na campanha publicitária Nextel, tá nas suas mãos, da empresa de telecomunicações já mencionada, lançada nos meios de comunicação no ano de 2016. Vale mencionar que o principal objetivo da campanha era debater rótulos atribuídos à operadora devido à sua oferta de serviços de rádio. O corpus utilizado contou com três vídeos, cada um com duração de 31 segundos, protagonizados por famosos brasileiros, Daniella Cicarelli, Júnior Lima e Bruno Gagliasso, que, para análise, necessitou de uma transcrição das falas feitas com base em Marcuschi (2003). O material, que continha os artistas brasileiros expondo seus rótulos e afirmando que não se deixariam definir por eles, foi analisado à luz das teorias de Ethos discursivo e Cenografia, de Dominique Maingueneau (2008, 2020). Os resultados apontaram para uma estratégia que aproxima as imagens dos famosos e da marca Nextel – que convivem e conviveram com rótulos –; e, para uma apropriação, por parte da operadora, dos ethos positivos mostrados pelos protagonistas na campanha.