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O cordel capixaba no ensino fundamental II : práticas dialógicas de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa

dc.contributor.advisorStieg, Vanildo
dc.contributor.authorSilva, Rodrigo dos Santos Dantas da
dc.date.accessioned2021-06-26T01:52:42Z
dc.date.available2021-06-26T01:52:42Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSILVA, Rodrigo dos Santos Dantas da. O cordel capixaba no ensino fundamental II: práticas dialógicas de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1094
dc.description.abstractRESUMO: Nesta pesquisa almejou-se descobrir/discutir se é possível desenvolver nas aulas de língua portuguesa, por meio de movimentos dialógicos, práticas de leitura e escrita motivadas no cordel capixaba. A literatura de cordel é um patrimônio imaterial brasileiro que se fundamenta na expressão literária popular, de origem lusitana/ europeia que chega ao Brasil no período de colonização, na região do Nordeste, mas que consegue migrar para outras regiões, e chega ao estado do Espírito Santo, no século XIX – estabelecendo sua forma e preceitos estéticos. Os movimentos investigativos deste trabalho se deram a partir de uma prática de pesquisa-ação colaborativa e de caráter qualitativo com estudantes do Ensino Fundamental II, oriundos de uma escola da rede de estadual de ensino, em Vila Velha/ES. Ademais, acompanham-se à fundamentação teórica conceitos de Dialogismo e Enunciado concreto – defendidos por Bakhtin e seu Círculo, assim como intelectuais que se aprofundaram nessas categorias: Brait (2005), Bubbnova (2013), Geraldi (1997) e Souza (1999); também foram trazidos intelectuais como Abreu (1999), Pinheiro (2018) e Silva (2011) para tratar de estudos da literatura de cordel no país e entendê-la enquanto um gênero discursivo vivo e potencializador de uma gama de sentidos. Buscou-se com os procedimentos teórico-metodológicos citados e os resultados da investigação, produzir um Caderno Pedagógico para que o mesmo venha contemplar as categorias bakhtinianas supracitadas, para que o mesmo seja potencializador de um trabalho de ensino de linguagem/ literatura, a partir de um viés dialógico, enunciativo-discursivo, com cordéis produzidos no Espírito Santo; além de dar voz àqueles/ as que fizeram poesia em cordel com tempero capixaba.pt_BR
dc.format.extent121 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCordel capixabapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectDialogismopt_BR
dc.subjectEnunciado concretopt_BR
dc.titleO cordel capixaba no ensino fundamental II : práticas dialógicas de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesapt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionSecretaria da Educação do Espírito Santo (Sedu-ES)pt_BR
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Letraspt_BR
ifes.researchAreaEstudos da linguagem e práticas sociaispt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Letras
dc.contributor.memberGomes, Antônio Carlos
dc.contributor.memberElisbon, Eudma Poliana Medeiros
dc.contributor.memberAlcântara, Regina Godinho de
dc.contributor.memberVidon, Luciano Novaes
dc.contributor.memberStieg, Vanildo


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