Língua portuguesa no Ensino Fundamental II : literatura infanto-juvenil e o fazer docente na educação especial

Gonçalves, Tainara da Silva (2021)

tcc

RESUMO: O presente trabalho possui a finalidade de compreender a importância da Literatura Infanto-Juvenil para o público-alvo da Educação Especial, e como a mesma é inserida no ambiente escolar, na prática do(a) docente de Língua Portuguesa no ensino fundamental II, em prol da inclusão no processo de ensino-aprendizagem. O tema foi desenvolvido levando em consideração sua relevância na obtenção de conhecimento e desenvolvimento de habilidades na Educação Especial. A metodologia utilizada é de caráter bibliográfico de natureza qualitativa, por meio da seleção de artigos científicos, bancos de dissertações e teses e levantamento de dados. Foi considerado o período de 2007 a 2019, a fim de obter informações atuais e significativas a respeito da temática explorada. Mediante os resultados foi possível constatar que muitas escolas não possuem adaptação curricular, pedagógica e de acessibilidade, assim como, profissionais capacitados para o atendimento desses alunos, no entanto, a união entre os membros da escola é de suma importância nesse processo ao traçar práticas eficazes e proporcionar o acolhimento da melhor forma possível, fazendo da escola um lugar melhor para todos.

ABSTRACT: The present work has the purpose of understanding the importance of Children and Literature for Children, for the target audience of people with disabilities, and how it is inserted in the school environment, in the practice of the Portuguese language teacher in early stages of Elementary School, for inclusion in the teaching-learning process. The theme was developed taking into account its relevance in obtaining knowledge and developing skills in Special Education. The methodology used is a bibliographic study with a qualitative nature, through the selection of scientific articles, databases of dissertations and theses and data collection. The period from 2007 to 2019 was considered in order to obtain current and meaningful information regarding the theme explored. Through the results it was possible to verify that many schools do not have curricular, pedagogical and accessibility adaptation, as well as trained professionals to attend these students, however, the union of the school members is of paramount importance in this process to outline effective practices and provide the best possible reception, making the school a better place for everyone.