Variação linguística no livro didático : uma análise pelo viés da sociolinguística

Cardoso, Fernanda Luiz (2021)

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RESUMO: Esta pesquisa desenvolve uma reflexão sobre a variação linguística. Discute-se, nessa linha de raciocínio, a abordagem desse tema nos livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental adotado pela escola pública. Diante disso, o objetivo geral deste estudo é analisar a variação linguística no ambiente escolar de modo a detalhar como tem sido trabalhado esse tema, além do preconceito linguístico ainda presente nas escolas. . Nessa perspectiva, realiza-se uma pesquisa bibliográfica, para construção da revisão de literatura com a apresentação de estudos sobre a abordagem da variação linguística no livro didático, tendo, portanto, como corpus a coleção de livro didático “Geração Alpha Língua Portuguesa”, do ensino fundamental: anos finais (6º ao 9º ano), obra utilizada nas escolas municipais e estaduais de Venda Nova do Imigrante – ES. . Compreendendo a necessidade de demonstrar a importância deste assunto e apontar a variação linguística como identidade de um grupo social, esta pesquisa fundamenta-se em Labov, 2008 [1972]), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Bagno (1999, 2001, 2006), Belini e Sousa (2013), Razky e Feiteiro (2015) Pedreira e Pedrosa (2019) e Souza (2020).