Tiras cômicas : desenvolvendo habilidades de leitura por meio dos descritores do PAEBES aliados às competências e habilidades da BNCC
tcc
RESUMO: Neste trabalho, busca-se investigar como a utilização das tiras cômicas auxilia no desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para isso, optou-se por associá-las aos descritores da Matriz de Referência do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (PAEBES) e às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Objetiva-se, dessa forma, caracterizar o gênero textual tira cômica, elencar algumas técnicas de produção de sentido humorístico, bem como definir descritores, competências e habilidades. Mostram-se ainda as possíveis associações entre os descritores D07, D08, D14, D16, e D21 do PAEBES às competências 1, 3, 6 e 7 e habilidades EF69LP03, EF69LP05 e EF69LP49 da BNCC. Por fim, a partir das associações feitas, visa-se apresentar um material de capacitação para professores e alunos no que diz respeito ao ensino de leitura por meio das tiras humorísticas. Baseia-se, nesse sentido, nos pressupostos da Linguística Textual de Bentes (2006), Costa Val (2006) e Marcuschi (1983, 1999, 2002, 2003, 2011) para os quais o texto é visto como um evento comunicativo e plurissignificativo e que possui delimitações interpretativas. Posteriormente, para o trabalho com o gênero textual tira cômica, frisam-se os estudos de Carmelino e Ramos (2014, 2018) e Ramos (2012, 2013, 2017), e, sobre a produção do sentido humorístico, os de Ramos (2007), Travaglia (1989, 1990) e Trentin (2012). Os estudos de Carvalho (2018) serviram de base para a compreensão das habilidades exigidas de cada descritor. Diante das análises propostas, constatou-se que o uso de tiras em sala de aula, como o exposto, facilita o aperfeiçoamento de uma leitura crítica pelo estudante, além de garantir uma forma de ensino lúdica e que contribui para a leitura de outros textos.
ABSTRACT: In this work, it is searched to investigate how to use comic strips to help us in the field development of the reading skills of the students of the 9th year of education Fundamental. For this, it was chosen to associate them with the descriptors of the Matrix of Reference Program Assessment Education Basic Spirit Holy (PAEBES) and the competencies and skills of the National Common Curricular (BNCC). Aims, this way, characterize the genre textual strip comic score some descriptors, competencies and skills. Still possible associations between the descriptors D07, D08, D14, D16, and D21 from PAEBES to skills 1, 3, 6 and 7 and skills EF69LP03, EF69LP05 and EF69LP49 da BNCC. Finally, from associations made, it is intended to present a material from training for teachers and students in what says respect for teaching by reading means of the humorous strips. It is based, on this sense, on assumptions da Linguistics Textual of Bentes (2006), Costa Val (2006) and Marcuschi (1983, 1999, 2002, 2003, 2011) for which text is seen as a communicative e multi-meaningful and which has interpretive boundaries. Later, to the work with the genre textual comic strip emphasis the studies of Carmelino and Ramos (2014, 2018) and Ramos (2012, 2013, 2017), and about the production the sense humorous, os of Ramos (2007), Travaglia (1989, 1990) and Trentin (2012). Os studies of Carvalho (2018) served as a basis for understanding skills required of each descriptor. In view of the analysis proposals, it was found that the usage of strips in a classroom, as it is exposed, it facilitates the improvement of a reading. criticism by the student, in addition to guaranteeing a form of teaching and play which contributes to to read other texts.
Redes Sociais