Fatores que influenciam os consumidores capixabas a adquirirem produtos de agroindústria

Onha, Mariana Fiorin (2021)

tcc

RESUMO: A identificação de perfis de consumo para produtos e serviços tem sido algo comum nas pesquisas acadêmicas, dada a importância de se entender o porquê e como esse consumo acontece. Porém, poucas são as pesquisas que se propõem a analisarem os fatores que influenciam os consumidores a adquirirem determinado tipo de produto, ainda mais quando se busca assuntos relacionados as agroindústrias. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de descrever os fatores que influenciam os consumidores capixabas a adquirirem produtos das agroindústrias. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento de dados com formulário eletrônico, tendo a análise feita por meio de gráficos e tabelas relacionando os fatores pessoal, cultural e social. É classificada como uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. A amostra foi de 210 respondentes e o instrumento de levantamento de dados apresentou confiabilidade de 0,862 no teste de Alfa de Cronbach. Quanto aos resultados, observou-se a relevância da utilização dos fatores para entender o que influencia os consumidores a adquirirem produtos das agroindústrias, destacando a importância da embalagem dos produtos e dos rótulos, item que muitos apontaram necessitar de melhorias. Por fim, destaca-se que a qualidade percebida pelos clientes quanto aos produtos foi positiva, sendo uma das principais características apontadas para escolherem produtos agroindustriais, aceitando pagar maiores preços por eles. Espera-se que o conhecimento gerado nesta pesquisa sirva de insumo para que os proprietários destes empreendimentos coloquem em prática possíveis melhorias nas suas propriedades e pontos de atendimento.

ABSTRACT: The identification of consumption profiles for products and services has been something common in academic research, given the importance of understanding why and how this consumption happens. However, few studies are proposed to analyze the factors that influence consumers to purchase a certain type of product, especially when looking for issues related to agro-industries. Thus, this research aims to describe the factors that influence the consumers of Espírito Santo to acquire products from agroindustries. The research was carried out through data collection with electronic form, and the analysis was made through graphs and tables relating the personal, cultural and social factors. It is classified as a quantitative research of descriptive character. The sample consisted of 210 respondents and the data collection instrument presented reliability of 0.862 in the Cronbach's Alpha test. Regarding the results, it was observed the relevance of the use of factors to understand what influences consumers to purchase products from agro-industries, highlighting the importance of packaging products and labels, an item that many pointed out needs improvement. Finally, it is noteworthy that the quality perceived by customers regarding the products was positive, being one of the main characteristics pointed to choose agro-industrial products, agreeing to pay higher prices for them. It is expected that the knowledge generated in this research will serve as an insum for the owners of these projects to put into practice possible improvements in their properties and service points.


Colecciones: