Mobilidade urbana no bairro Sagrado Coração de Jesus - Colatina/ES

Vicente, Gabriela da Costa (2021)

tcc

RESUMO: A urbanização e a tecnologia legaram para os séculos atuais o automóvel. Até o século XX, as pessoas se locomoviam a pé ou por meio de carroças e cavalos, porém a criação e posterior disseminação do carro, aos poucos repeliu a população do espaço que deveria ser dela: a rua. Na medida em que os veículos evoluíram, a infraestrutura para comportá-los cresceu e estreitou cada vez mais as calçadas, dando lugar a estacionamentos ou alargamento de ruas. Na medida em que o automóvel atinge seu lugar de destaque na sociedade, cria-se juntamente uma cultura a qual entende veículos particulares como um símbolo de status e conforto, em detrimento do transporte público. Isso gera um número crescente de carros nas ruas, criando congestionamentos, aumentando acidentes, prejudicando o meio ambiente e a mobilidade urbana como um todo. Dado o grau de importância da mobilidade urbana na qualidade de vida nas cidades, o presente trabalho apresenta um estudo sobre o bairro Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Colatina/ES, o qual se apresenta como um dos locais críticos em relação aos deslocamentos presentes no município. São propostas diretrizes para solucionar os problemas de mobilidade e levar maior qualidade de vida aos seus moradores e a quem precisa ou deseja frequentar o bairro. As propostas apresentadas neste trabalho são baseadas nos parâmetros de mobilidade urbana de qualidade presentes no referencial teórico, usando também exemplos de aplicações em algumas cidades do mundo.

ABSTRACT: Urbanization and technology have bequeathed for centuries today the automobile. Until the 20th century, people moved on foot or through wagons and horses, but the creation and subsequent dissemination of the car gradually repelled the population of the space that should be hers: the street. As vehicles evolved, the infrastructure to comport them grew and narrowed the sidewalks more and more, giving way to parking lots or widening streets. As the automobile reaches its prominent place in society, a culture is created together that understands private vehicles as a symbol of status and comfort, to the detriment of public transport. This generates an increasing number of cars on the streets, creating congestion, increasing accidents, harming the environment and urban mobility as a whole. Given the degree of importance of urban mobility in the quality of life in cities, the present work presents a study on the Sacred Heart of Jesus neighborhood, in the city of Colatina/ES, which is one of the critical places in relation to the displacements present in the municipality. In the end, guidelines are proposed to solve mobility problems and bring greater quality of life to its residents and those who need or want to attend the neighborhood. The proposals presented at the end of this work are based on the parameters of quality urban mobility present in the theoretical framework, also using examples of applications in some cities of the world.


Collections: