Show simple item record

A inserção de novas práticas pedagógicas no ensino de AutoCAD: uma proposta de revisão metodológica

dc.contributor.advisorDias, Rita de Cássia
dc.contributor.authorFassina, Sirana Palassi
dc.date.accessioned2021-06-18T21:03:41Z
dc.date.available2021-06-18T21:03:41Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationFASSINA, Sirana Palassi. A inserção de novas práticas pedagógicas no ensino de AutoCAD: uma proposta de revisão metodológica. 2020. 28 f. Monografia (Pós Graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas para Professores). Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, Colatina, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1070
dc.description.abstractO desenho é uma das principais formas de comunicação do ser humano e, quando utilizado para a representação das ideias, como no caso de projetos arquitetônicos e de edificações, esse aspecto ganha maior relevância, visto que seu resultado será a execução e a posterior utilização dos espaços representados. A tecnologia digital tem contribuído muito para uma interação mais dinâmica e imediata na transmissão e ressignificação das ideias, contudo, o ensino desses softwares continua sendo feito de forma tradicional, com estratégias repetitivas e, principalmente, colocando os alunos de forma passiva diante do conteúdo apresentado. Por esse motivo, o objetivo desse estudo é apresentar uma proposta pedagógica com as metodologias “Sala de aula invertida” e “Aprendizagem baseada em equipe” para o ensino/aprendizagem do software AutoCAD no Curso Técnico de Edificações Integrado ao Ensino Médio, do Ifes campus Colatina. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, juntamente com uma revisão do conteúdo da disciplina Informática I para adequá-la às necessidades que cada prática demanda. Mesmo não sendo possível aplicar em sala de aula a proposta desta pesquisa, em função do período de estado de emergência de saúde pública decorrente da Covid-19, acredita-se que a implementação de metodologias ativas, como auxílio ao ensino-aprendizagem, possa ampliar o entendimento, o desenvolvimento da autonomia, a disciplina e o interesse dos alunos, apresentando assim, essas novas práticas como inserções válidas para o processo educacional.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectAnálise de interação na educaçãopt_BR
dc.subjectSistema AutoCad - Estudo e ensino (Superior)pt_BR
dc.titleA inserção de novas práticas pedagógicas no ensino de AutoCAD: uma proposta de revisão metodológicapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localColatinapt_BR
ifes.campusCampus_Colatinapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1886910824684050pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Colatinapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3543029689112386pt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas para Professores
dc.contributor.memberCosta, Andressa Solane Moreira
dc.contributor.memberDell Santo, Amábeli
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/5541723997171955pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/5518994528950062pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9398-9908pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0526-5388pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record