A inserção de novas práticas pedagógicas no ensino de AutoCAD: uma proposta de revisão metodológica

Fassina, Sirana Palassi (2020)

tcc

O desenho é uma das principais formas de comunicação do ser humano e, quando utilizado para a representação das ideias, como no caso de projetos arquitetônicos e de edificações, esse aspecto ganha maior relevância, visto que seu resultado será a execução e a posterior utilização dos espaços representados. A tecnologia digital tem contribuído muito para uma interação mais dinâmica e imediata na transmissão e ressignificação das ideias, contudo, o ensino desses softwares continua sendo feito de forma tradicional, com estratégias repetitivas e, principalmente, colocando os alunos de forma passiva diante do conteúdo apresentado. Por esse motivo, o objetivo desse estudo é apresentar uma proposta pedagógica com as metodologias “Sala de aula invertida” e “Aprendizagem baseada em equipe” para o ensino/aprendizagem do software AutoCAD no Curso Técnico de Edificações Integrado ao Ensino Médio, do Ifes campus Colatina. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, juntamente com uma revisão do conteúdo da disciplina Informática I para adequá-la às necessidades que cada prática demanda. Mesmo não sendo possível aplicar em sala de aula a proposta desta pesquisa, em função do período de estado de emergência de saúde pública decorrente da Covid-19, acredita-se que a implementação de metodologias ativas, como auxílio ao ensino-aprendizagem, possa ampliar o entendimento, o desenvolvimento da autonomia, a disciplina e o interesse dos alunos, apresentando assim, essas novas práticas como inserções válidas para o processo educacional.


Colecciones: