Influência da adesividade ligante-agregado nas propriedades de fratura de misturas asfálticas sujeitas ao dano por umidade

Frossard, Rodolpho Medeiros (2021)

dissertacao_mestrado

As manifestações patológicas mais recorrentes em pavimentos asfálticos são afundamento em trilha de roda, trincamento por fadiga, desagregação dos agregados e buracos, sendo que esses danos são intensificados com a presença da água. Ademais, uma preocupação mundial é a utilização de materiais naturais de fontes não renováveis, dessa forma faz-se necessário a busca por alternativas sustentáveis. Uma alternativa de agregados para pavimentação são as escórias de alto-forno provenientes da siderurgia. Contudo, estudos mostraram que estes materiais apresentam características químicas, físicas e termodinâmicas que afetam a adesividade ligante-agregado. Assim, é preciso ampliar a compreensão do comportamento de misturas asfálticas contendo agregados de escória. Dessa forma, o objetivo da presente pesquisa é investigar os efeitos da substituição parcial de 25% de agregados naturais (AN) por escória de alto forno resfriada ao ar (EFRA) em misturas asfálticas, com e sem adição de fíleres de diferentes composições químicas (cal hidratada, pó de precipitador eletrostático (EP), pó de AN e pó de EFRA), verificando a influência de características de cada material nas propriedades de fratura das misturas asfálticas sujeitas ao dano por umidade. Para isso, corpos-de-prova foram submetidos aos ensaios de dano por umidade induzida e de fratura em geometria semicircular estático (SCB). Os resultados indicaram que misturas com ambas as composições de agregados apresentaram comportamentos similares. A adição de cal hidratada proporcionou maior rigidez às misturas e maior resistência ao dano por umidade. A adição de pó EP também promoveu melhora na resistência ao dano por umidade das misturas, e proporcionou a manutenção da capacidade das amostras de absorver energia, além de ter contribuído para ganho de ductilidade das misturas asfálticas após condicionamento de umidade. Percebeu-se que o agregado siderúrgico pode ser uma alternativa sustentável e com grande potencial para a substituição parcial de agregados naturais em misturas asfálticas desde que adições sejam incorporadas para sanar sua deficiência na adesividade ao ligante asfáltico.


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