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A Lei 10.639/2003 e uma sugestão para sua aplicabilidade no ambiente escolar

dc.contributor.advisorLopes, Michelly Cristina Alves
dc.contributor.authorLima, Nayane Gama de
dc.date.accessioned2021-06-17T14:35:29Z
dc.date.available2021-06-17T14:35:29Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationLIMA, Nayane Gama de; LOPES, Michelly Cristina Alves. A Lei 10.639/2003 e uma sugestão para sua aplicabilidade no ambiente escolar. 2021. 23 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Licenciatura em Letras-Português, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1067
dc.description.abstractRESUMO: Os currículos escolares durante muito tempo estiveram voltados a representar e a valorizar a história e a cultura eurocêntrica. Os livros didáticos e a literatura brasileira não se desvencilharam dessa ideologia, como resultado há uma lacuna, um vazio na divulgação e no acesso da história e da cultura da etnia negra e, com isso, há também a dificuldade em se identificar como um cidadão preto. É diante desse cenário que o Movimento Negro brasileiro surge, com o objetivo de combater a desigualdade racial. A aprovação da lei 10.639/2003 é fruto das constantes lutas desse movimento, os militantes conquistaram a obrigatoriedade de se ensinar em escolas públicas e privadas, no Ensino Fundamental e Médio, a história e a cultura dos povos afro-brasileiros e africanos. Entretanto, ainda é preciso vencer os vários obstáculos que dificultam a aplicação da lei nos ambientes escolares. Diante disso, o intuito deste artigo é refletir sobre as dificuldades que impedem a efetivação da lei dentro de vários ambientes escolares, principalmente em relação à Literatura afro-brasileira, e propor uma sequência didática para auxiliar os docentes de Língua Portuguesa que lecionam para o sexto ano do ensino fundamental. Assim, os pensadores Nilma Lino Gomes (2019), Lilia Ferreira Lobo (2015) e Kabengele Munanga (1990) foram referências teóricas neste estudo.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCurrículos escolarespt_BR
dc.subjectMovimento negro brasileiropt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleA Lei 10.639/2003 e uma sugestão para sua aplicabilidade no ambiente escolarpt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionColégio Pedro IIpt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Letras
dc.contributor.memberPazinatto, Fabrícia Bittencourt
dc.contributor.memberJacob, Sheila Ribeiro
dc.contributor.memberLopes, Michelly Cristina Alves


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