dc.contributor.advisor | Lopes, Michelly Cristina Alves | |
dc.contributor.author | Lima, Nayane Gama de | |
dc.date.accessioned | 2021-06-17T14:35:29Z | |
dc.date.available | 2021-06-17T14:35:29Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Nayane Gama de; LOPES, Michelly Cristina Alves. A Lei 10.639/2003 e uma sugestão para sua aplicabilidade no ambiente escolar. 2021. 23 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) - Licenciatura em Letras-Português, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1067 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Os currículos escolares durante muito tempo estiveram voltados a representar e a valorizar a história e a cultura eurocêntrica. Os livros didáticos e a literatura brasileira não se desvencilharam dessa ideologia, como resultado há uma lacuna, um vazio na divulgação e no acesso da história e da cultura da etnia negra e, com isso, há também a dificuldade em se identificar como um cidadão preto. É diante desse cenário que o Movimento Negro brasileiro surge, com o objetivo de combater a desigualdade racial. A aprovação da lei 10.639/2003 é fruto das constantes lutas desse movimento, os militantes conquistaram a obrigatoriedade de se ensinar em escolas públicas e privadas, no Ensino Fundamental e Médio, a história e a cultura dos povos afro-brasileiros e africanos. Entretanto, ainda é preciso vencer os vários obstáculos que dificultam a aplicação da lei nos ambientes escolares. Diante disso, o intuito deste artigo é refletir sobre as dificuldades que impedem a efetivação da lei dentro de vários ambientes escolares, principalmente em relação à Literatura afro-brasileira, e propor uma sequência didática para auxiliar os docentes de Língua Portuguesa que lecionam para o sexto ano do ensino fundamental. Assim, os pensadores Nilma Lino Gomes (2019), Lilia Ferreira Lobo (2015) e Kabengele Munanga (1990) foram referências teóricas neste estudo. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Currículos escolares | pt_BR |
dc.subject | Movimento negro brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | A Lei 10.639/2003 e uma sugestão para sua aplicabilidade no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Colégio Pedro II | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Letras | |
dc.contributor.member | Pazinatto, Fabrícia Bittencourt | |
dc.contributor.member | Jacob, Sheila Ribeiro | |
dc.contributor.member | Lopes, Michelly Cristina Alves | |
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