Inteligência emocional: reflexos na resolução de conflitos

Tavares, Fernanda de Carvalho (2018)

tcc

RESUMO: O presente trabalho tem o objetivo de identificar e analisar como os aspectos da inteligência emocional influenciam o ambiente organizacional, essencialmente na colaboração para a resolução de conflitos. Para tanto, tendo como base referências de alguns autores estudiosos do tema, foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, utilizou-se questionário composto por questões fechadas, a fim de descobrir e analisar aspectos que pudessem contribuir para solução de problemas e conflitos no ambiente de trabalho de uma Instituição de Ensino Superior no município de Guarapari – ES. O questionário foi aplicado a indivíduos ligados à parte administrativa e serviços gerais da organização. Com o resultado da pesquisa, foi constatado que algumas habilidades da Inteligência Emocional precisam ser trabalhadas, como o autoconhecimento de suas emoções e o reconhecimento das emoções em outras pessoas, bem como foi constatada a falta de motivação no ambiente de trabalho. Dessa forma, foram sugeridas alternativas, como palestras e atividades acerca do tema realizadas pela organização, para que seus colaboradores entendam sua importância e como utilizar esse conceito em seu cotidiano, bem como dinâmicas que tenham como objetivo a interação mútua, a fim de que o ambiente organizacional torne-se mais leve e harmônico.

ABSTRACT: The present work aims to identify and analyze how aspects of emotional intelligence influence the organizational environment, essentially in collaboration for conflict resolution. To do so, based on the references of some authors, a descriptive research with a qualitative approach was carried out. To collect data, a questionnaire composed of closed questions was used in order to discover and analyze aspects that could contribute to the solution of problems and conflicts in the work environment of a Higher Education Institution in the city of Guarapari - ES. The questionnaire was applied with officials related to the administrative and general services of the organization. With the result of the research, it was found that some Emotional Intelligence skills need to be worked out among employees, such as self-knowledge of their emotions and the recognition of emotions in other people, as well as lack of motivation in the workplace. In this way, alternatives such as lectures and activities about the theme carried out by the organization were suggested, so that its collaborators understand its importance and how to use this concept in its daily life, as well as dynamics that aim at the mutual interaction between the employees in order to that the organizational environment becomes lighter and more harmonic.


Collections: