Show simple item record

Ensaios didático-pedagógicos para o ensino de arquitetura rural: desafios e justificativas

dc.contributor.advisorMonteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.authorFerreira, Emanoel Oliveira
dc.date.accessioned2021-06-14T19:54:08Z
dc.date.available2021-06-14T19:54:08Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationFERREIRA, Emanoel Oliveira. Ensaios Didático-Pedagócios para o Ensino de Arquitetura Rural: Desafios e Justificativas. 2021. 65f. Dissertação Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1057
dc.description.abstractO desafio de motivar e fazer com que os estudantes reflitam a respeito das realidades que os cercam, age como uma força que impulsiona aqueles que dedicam sua vida à prática da docência. Neste sentido, esta pesquisa versa sobre a construção e experimentação de práticas pedagógicas por meio do ensino de Projetos de Arquitetura, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFes, Campus Colatina. Aborda experimentações no universo do ensino de arquitetura do espaço rural, contornando seus desafios e imprimindo uma nova forma de olhar o território para além do urbano, tão discutido nos tradicionais currículos da formação dos Arquitetos. Além disso, aproxima os estudantes da realidade que os cerca, visto que a região onde o curso se situa é formada predominantemente por municípios de pequeno porte. A partir da análise qualitativa dos resultados, percebeu-se que o desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas no Método de Projetos se mostrou eficiente na construção do conhecimento, uma vez que estimula a autonomia dos estudantes envolvidos, desenvolvendo a consciência quanto aos espaços que eles podem ocupar. As atividades se desenvolveram ao longo de dois anos e, como resultado, apresenta-se um registro dos produtos elaborados pelos estudantes sob os preceitos dos ensaios pedagógicos aplicados no decorrer desta pesquisa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent65 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEnsino por projetopt_BR
dc.subjectArquitetura ruralpt_BR
dc.subjectProjeto de arquiteturapt_BR
dc.titleEnsaios didático-pedagógicos para o ensino de arquitetura rural: desafios e justificativaspt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9592551916736297pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Colatinapt_BR
dc.identifier.capesn/apt_BR
dc.contributor.memberRosseto, Claudia Antonia Vieira
dc.contributor.memberLarissa Haddad Souza, Vieira
dc.degree.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA, INSTITUTO DE AGRONOMIA, UFRRJpt_BR
dc.degree.knowledgeAreaEDUCAÇÃOpt_BR
dc.degree.researchAreaEducação agrícolapt_BR
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5178-7259pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record