dc.contributor.advisor | Monteiro, Rosa Cristina | |
dc.contributor.author | Ferreira, Emanoel Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2021-06-14T19:54:08Z | |
dc.date.available | 2021-06-14T19:54:08Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Emanoel Oliveira. Ensaios Didático-Pedagócios para o Ensino de Arquitetura Rural: Desafios e Justificativas. 2021. 65f. Dissertação Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1057 | |
dc.description.abstract | O desafio de motivar e fazer com que os estudantes reflitam a respeito das realidades que os
cercam, age como uma força que impulsiona aqueles que dedicam sua vida à prática da
docência. Neste sentido, esta pesquisa versa sobre a construção e experimentação de
práticas pedagógicas por meio do ensino de Projetos de Arquitetura, no Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFes, Campus Colatina. Aborda
experimentações no universo do ensino de arquitetura do espaço rural, contornando seus
desafios e imprimindo uma nova forma de olhar o território para além do urbano, tão
discutido nos tradicionais currículos da formação dos Arquitetos. Além disso, aproxima os
estudantes da realidade que os cerca, visto que a região onde o curso se situa é formada
predominantemente por municípios de pequeno porte. A partir da análise qualitativa dos
resultados, percebeu-se que o desenvolvimento de práticas pedagógicas apoiadas no
Método de Projetos se mostrou eficiente na construção do conhecimento, uma vez que
estimula a autonomia dos estudantes envolvidos, desenvolvendo a consciência quanto aos
espaços que eles podem ocupar. As atividades se desenvolveram ao longo de dois anos e,
como resultado, apresenta-se um registro dos produtos elaborados pelos estudantes sob os
preceitos dos ensaios pedagógicos aplicados no decorrer desta pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.format.extent | 65 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino por projeto | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura rural | pt_BR |
dc.subject | Projeto de arquitetura | pt_BR |
dc.title | Ensaios didático-pedagógicos para o ensino de arquitetura rural: desafios e justificativas | pt_BR |
dc.type | dissertacao_mestrado | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
ifes.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/9592551916736297 | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Colatina | pt_BR |
dc.identifier.capes | n/a | pt_BR |
dc.contributor.member | Rosseto, Claudia Antonia Vieira | |
dc.contributor.member | Larissa Haddad Souza, Vieira | |
dc.degree.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA, INSTITUTO DE AGRONOMIA, UFRRJ | pt_BR |
dc.degree.knowledgeArea | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.degree.researchArea | Educação agrícola | pt_BR |
ifes.author.orcid | https://orcid.org/0000-0002-5178-7259 | pt_BR |
Redes Sociais