A pré-escola como lugar: ensaio projetual
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RESUMO: A primeira infância é uma fase essencial para a boa formação do indivíduo. As crianças conhecem o mundo através de relações socioafetivas que ecoam em todo desenvolvimento infantil, uma etapa cheia exploração e sentidos aguçados para absorver conhecimento e conquistar independência. O processo de aprendizagem de cada indivíduo é definido e determinado pelas relações e interações pessoa/ambiente. O desenvolvimento é dinâmico, ocorre tanto por fatores genéticos quanto pelas condições do meio onde a criança está inserida. A escola é o primeiro ambiente de socialização da criança, sendo assim, o objeto de estudo desta pesquisa são as creches e pré-escolas públicas, que normalmente contemplam um padrão arquitetônico e pedagógico pré-estabelecido, com características impessoais e estruturas rígidas que criam barreiras para um desenvolvimento fluido, afetando o enraizamento e apropriação dos espaços pelas crianças. A proposta desta pesquisa é realizar um ensaio projetual através de um estudo preliminar de uma creche e pré-escola (0 meses a 6 anos de idade), aplicando diretrizes projetuais embasadas na Psicologia Ambiental e nas fases do desenvolvimento infantil. A metodologia, pautada no levantamento bibliográfico, evidencia algumas vertentes pedagógicas relevantes e como as mesmas influenciam a arquitetura escolar, identificando estratégias para elaborar um projeto arquitetônico escolar, ressaltando a importância de que as crianças criem ‘raízes’ neste espaço. Dessa forma, buscou-se aplicar estratégias projetuais para transformar a escola em um lugar, estimulando a apropriação e o pertencimento das crianças, através de conexões, simbologias, interação, personalização, elementos lúdicos e um ambiente projetado para cada faixa etária e suas necessidades. Reitera-se que o ambiente influencia condutas e comportamentos e que o comportamento influencia e modifica o ambiente, assim a arquitetura escolar atua também como ferramenta de ensino, estimulando o desenvolvimento infantil e promovendo mudança no meio social em que é aplicado.
ABSTRACT: Early childhood is an essential phase for a good formation of the individual. Children know the world through socio-affective relationships that echo throughout child development, a stage full of exploration and keen senses to absorb knowledge and gain independence. Each individual's learning process is defined and determined by person / environment relationships and interactions. The development is dynamic, occurring both by genetic factors and by the conditions of the environment where a child is inserted. The school is the child's first socialization environment, therefore, the object of study of this research is the daycare centers and public preschools, which normally contemplate a pre-established architectural and pedagogical pattern, with impersonal characteristics and rigid structures that create barriers for a fluid development, affecting the rooting and appropriation of spaces by children. The purpose of this research is to carry out a design test through a preliminary study of a day care center and preschool (0 months to 6 years old), applying design guidelines based on Environmental Psychology and in the phases of child development. The methodology, based on the bibliographic survey, highlights some relevant pedagogical aspects and how they influence school architecture, identifying itself to elaborate a school architectural project, emphasizing the importance of children creating ‘roots’ in this space. Thus, we sought to apply design strategies to transform the school into a place, to stimulate the appropriation and belonging of children, through symbologies, interaction, personalization, playful elements and an environment designed for each age group and their needs. It is reiterated that the environment influences conduct and behavior and that behavior influences and modifies the environment, as well as school architecture also acts as a teaching tool, stimulating child development and promoting change in the social environment in which it is applied.
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