dc.contributor.advisor | Deoclecio, Lucas Henrique Pagoto | |
dc.contributor.author | Quirino, Jean Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2021-06-11T18:58:50Z | |
dc.date.available | 2021-06-11T18:58:50Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | QUIRINO, Jean Gonçalves. Análise da aplicação de geradores de vórtices do tipo triangular para atraso de separação da camada limite no avide perfil EPPLER 423. 2019. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) – Instituto Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1047 | |
dc.description.abstract | Em altos ângulos de ataque, devido à gradientes de pressão adversos na parte posterior do extradorso de uma asa finita, a camada limite sobre a superfície da asa separa-se prematuramente, levando a aeronave a perda de sustentação, fenômeno conhecido como estol. Para a atenuação deste problema, utiliza-se geradores de vórtices que atuam como energizadores da camada limite, condicionando o fluxo da parte de fora (mais energizado) para dentro da camada limite, aumentando desta forma a quantidade de momento próximo à superfície da asa. Esse processo permite que a camada limite avance em gradientes de pressão adverso maiores antes da separação, reduzindo o arrasto. Muitos estudos visam compreender as variáveis presentes que influenciam o descolamento da camada limite, como, ângulo de estol, a distribuição de pressão no aerofólio, os coeficientes aerodinâmicos e a localização do ponto de separação. Este trabalho analisou numericamente o escoamento de ar no aerofólio de perfil Eppler 423 com a aplicação de geradores de vórtices. Para a realização deste trabalho foi utilizado o software ANSYS Fluent 19.1, com as seguintes condições: ar em pressão de 1 atm, temperatura de 25oC e em único número de Reynolds de 3 106 . A análise 2D do aerofólio com aplicação do gerador de vórtice mostrou-se insuficiente para replicar a vorticidade do escoamento, sendo observado que ao invés de reconduzir a camada limite por sução à parede do aerofólio, o gerador de vórtice condicionou a separação do escoamento precocemente e penalizado significativamente o desempenho aerodinâmico do aerofólio. | pt_BR |
dc.format.extent | 59 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica dos fluidos. | pt_BR |
dc.subject | Fluidodinâmica computacional. | pt_BR |
dc.subject | Indústria areonáutica. | pt_BR |
dc.title | Análise da aplicação de geradores de vórtices do tipo triangular para atraso de separação da camada limite no avide perfil EPPLER 423 | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | São Mateus | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Sao_Mateus | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Sao_Mateus | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Engenharia Mecânica | |
dc.contributor.member | Boroto, Ryck Andrade | |
dc.contributor.member | Ribeiro, Daniel da Cunha | |
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