Análise da aplicação de geradores de vórtices do tipo triangular para atraso de separação da camada limite no avide perfil EPPLER 423

Quirino, Jean Gonçalves (2019)

tcc

Em altos ângulos de ataque, devido à gradientes de pressão adversos na parte posterior do extradorso de uma asa finita, a camada limite sobre a superfície da asa separa-se prematuramente, levando a aeronave a perda de sustentação, fenômeno conhecido como estol. Para a atenuação deste problema, utiliza-se geradores de vórtices que atuam como energizadores da camada limite, condicionando o fluxo da parte de fora (mais energizado) para dentro da camada limite, aumentando desta forma a quantidade de momento próximo à superfície da asa. Esse processo permite que a camada limite avance em gradientes de pressão adverso maiores antes da separação, reduzindo o arrasto. Muitos estudos visam compreender as variáveis presentes que influenciam o descolamento da camada limite, como, ângulo de estol, a distribuição de pressão no aerofólio, os coeficientes aerodinâmicos e a localização do ponto de separação. Este trabalho analisou numericamente o escoamento de ar no aerofólio de perfil Eppler 423 com a aplicação de geradores de vórtices. Para a realização deste trabalho foi utilizado o software ANSYS Fluent 19.1, com as seguintes condições: ar em pressão de 1 atm, temperatura de 25oC e em único número de Reynolds de 3 106 . A análise 2D do aerofólio com aplicação do gerador de vórtice mostrou-se insuficiente para replicar a vorticidade do escoamento, sendo observado que ao invés de reconduzir a camada limite por sução à parede do aerofólio, o gerador de vórtice condicionou a separação do escoamento precocemente e penalizado significativamente o desempenho aerodinâmico do aerofólio.


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