Show simple item record

Ocupações secundaristas no Espírito Santo em 2016 : processos de aprendizagem nos espaços de ação direta

dc.contributor.advisorAlvim, Davis Moreira
dc.contributor.authorSilva Junior, Antelmo da
dc.date.accessioned2021-06-11T16:03:05Z
dc.date.available2021-06-11T16:03:05Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Antelmo da. Ocupações secundaristas no Espírito Santo em 2016: processos de aprendizagem nos espaços de ação direta. 2020. 68 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1043
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa é realizada no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Ensino de Humanidades, na linha de pesquisa de práticas educativas. Trata-se de investigar processos de aprendizagem voltados a formação de consciência crítico reflexiva com estudantes do ensino médio a partir das experiências ocorridas nos movimentos de ocupação das escolas do Espírito Santo em 2016. A partir desta premissa, buscaremos identificar e analisar quais e como foram desenvolvidos os espaços, contextos, formatos aplicados na ação de “ocupar e resistir” para compreender como, efetivamente, se aprende inserido nesta realidade particular. Para entender um movimento tão diverso que diferente da ação política tradicional organiza-se de maneira horizontal, sem a imposição de lideranças, trouxe consigo, além da potência e capacidade de reinventar-se dessa estratégia, uma discussão necessária sobre a participação popular nos processos decisórios das cidades. A prática de pesquisa aplicada nessa dissertação a cartografia vai ao encontro da percepção de uma linha que permita identificar tais aprendizagens utilizando as memórias e a imersão no acontecimento, uma vez que o foco se dá no processo e não em um fim em si. Uma forma de mergulhar no caudaloso rio de probabilidades de aprendizado que as ocupações secundaristas nos presentearam. A partir das referências teóricas fundadas nos conceitos de ação direta em uma perspectiva anarquista, na ideia do comum em Antônio Negri e Michel Hardt, na perspectiva rizomática de Deleuze e Guatarri e atravessada pelo conceito de educação menor de Silvio Gallo buscamos trazer a tona as inventividades e construções que envolveu “Ocupas”, apoiadores e toda sociedade que foi alcançada pelo movimento. O Produto educacional desenvolvido em forma de um canal de youtube pretende promover o acontecimento irrepetível através dos discursos e das vivências de todos envolvidos na ocupações secundaristas de 2016 no Espírito Santo sem a pretensão de analisa-los ou traduzi-los permitindo que as ocupações sigam produzindo invenções e linhas de fuga na busca por uma educação para liberdade sem tutelas.pt_BR
dc.format.extent68 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.relation.uriProduto educacional disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCUEsVOrartmzCDdXudMZhTA
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAnarquismospt_BR
dc.subjectOcupaçõespt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação Libertáriapt_BR
dc.subjectDiversidade étnico racialpt_BR
dc.titleOcupações secundaristas no Espírito Santo em 2016 : processos de aprendizagem nos espaços de ação diretapt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.identifier.capes30004012072P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de humanidadespt_BR
ifes.researchAreaPráticas educativas em Ensino de Humanidadespt_BR
ifes.course.underposgraduateEnsino de Humanidades
dc.contributor.memberAlvim, Davis Moreira
dc.contributor.memberSantos, Leonardo Bis dos
dc.contributor.memberRodrigues, Rodrigo Ferreira


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record