Show simple item record

Oficina pedagógica sobre leitura : um processo de formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica numa perspectiva interacionista de leitura

dc.contributor.advisorJordane, Alex
dc.contributor.authorOliveira, Gerson Cabral de
dc.date.accessioned2021-06-09T01:15:00Z
dc.date.available2021-06-09T01:15:00Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Gerson Cabral de. Oficina Pedagógica sobre leitura: um processo de formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica numa perspectiva interacionista de leitura. 2020. 162 f. Dissertação (Mestrado) - Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1041
dc.description.abstractRESUMO: Trata-se de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, que tem como objetivo identificar fatores preponderantes para um processo formativo de professores da educação profissional de área técnica, de modo que atuem como agentes formadores de alunos-leitores da educação de jovens e adultos, que frequentam curso de formação inicial de continuado ofertado pelo Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul – CESAS. No que se refere à metodologia de pesquisa, utilizou-se uma abordagem qualitativa com aspectos da pesquisa participante. O que se evidenciou por meio desta pesquisa foi o envolvimento das professoras participantes com a EJA, com os seus problemas, com a trajetória de cada aluno e o compromisso dessas profissionais em fazer o melhor que podem em condições de trabalho pouco favoráveis. Além disso, observou-se que elas reconheceram a leitura como um problema e não se isentaram, mesmo como professoras da EPT de área técnica, de procurar formas de auxiliar seus alunos para prosseguir nos estudos e superarem as dificuldades de leitura. A oficina pedagógica sobre leitura oferta no CESAS, no entendimento dessas professoras, ampliou a visão delas sobre a leitura e forneceu subsídios para repensarem a prática da leitura no contexto de sala de aula, sendo necessário salientar que o grupo pesquisado foi constituído por professoras de EPT com formação pedagógica obtida por meio de curso de complementação pedagógica exigido para exercício da docência na década de 90 quando elas ingressaram na Secretária Estado da Educação do Distrito Federal. A oficina pedagógica de leitura foi convertida em produto educacional na forma de livreto em que ficaram dispostos e organizados os conteúdos abordados durante a leitura, com ajustes promovidos em atenção às intervenções das professoras no processo formativo. Essa oficina foi direcionada pela concepção de leitura interacionista que tem como um dos fundamentos a construção de sentido pelo leitor, sendo necessário frisar a importância do leitor, do seu conhecimento de mundo e sua participação ativa no processo de compreensão de texto. Entende-se que a singularidade e relevância deste trabalho residem em propor uma ruptura como o modelo de educação tradicional pautado na transmissão do conhecimento, na fragmentação do saber e na leitura como simples decodificação. Salienta-se, nessa proposta, a perspectiva de contribuir para a formação de professor de EPT de área técnica atuante na EJA como agente formador de alunos-leitores, o que significa fortalecer uma concepção de EPT voltada para formação integral de sujeitos, refletida na autonomia, no senso crítico e no exercício da cidadania.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This study was conducted at the Graduate Program of Vocational and Technological Education (ProfEPT). Its aim was to understand how the training of vocational education teachers can contribute to the understanding of their role in the development of student readers in an initial continuing education course offered by the South Side Center for Youth and Adult Education (CESAS). This was a qualitative study with elements of participatory research. Data were collected during a pedagogical workshop on reading offered to a group of two teachers and an intern at the CESAS. Audio recordings of dialogues and collective interviews with semi structured questionnaires were then analyzed. This study draws from the work of authors in the field of Text Linguistics, Vocational and Technological Education and other areas related to the pedagogy of literacy. Findings were discussed based on the writings of Paulo Freire, which include critical reflections on teaching practices and the act of reading. This study adopted an interactionist model of reading, which views students as active subjects in the construction of meaning from text. This work is centered on the discussion of reading in the context of EJA, which offers vocational training. Vocational and technological education teachers play a crucial role in the development of student-readers. These issues are divided into subtopics including the traditional restriction of literacy teaching to Portuguese Language classes in schools, the fragmentation of knowledge in the traditional education model, and the gaps in continuing education for EPT teachers, which include the issue of literacy. The results of this research and discussion are not final or entirely conclusive; though they make important contributions to the understanding of the topic of study. It is clear that vocational education teachers of technical subjects in EJA play a role in literacy teaching, though they must rethink their classroom practices in light of the interactionist model of reading. Yet the willingness of these teachers to engage in literacy teaching is a positive sign, demonstrating that vocational education is not limited to the training of professionals to enter the workforce, and also addresses broader concerns such as autonomy, critical thinking and multilaterality. This study also addressed the issue of reading by developing an educational product for vocational education teachers in the form of a brochure with theoretical reflections and perspectives on the nature of text and reading strategies. Our goal was not to provide a set of instructions on how to discuss written text in the classroom, but to establish a basic theoretical foundation for teachers to construct new classroom literacy practices.pt_BR
dc.format.extent162 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleOficina pedagógica sobre leitura : um processo de formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica numa perspectiva interacionista de leiturapt_BR
dc.typedissertacao_mestradopt_BR
dc.contributor.advisor-coSantos, Rodrigo Alves dos
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionCentro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)pt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)pt_BR
dc.identifier.capes30004012074P8pt_BR
ifes.knowledgeAreaEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
ifes.researchAreaPráticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4757448370149537pt_BR
ifes.advisorco.latteshttp://lattes.cnpq.br/1621484388800232pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica
dc.contributor.memberFrança, Maria Cristina Caminha de Castilhos
dc.contributor.memberScopel, Edna Graça
dc.contributor.memberJordane, Alex
dc.contributor.memberSantos, Rodrigo Alves dos
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/0761564374507076pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8666-3275pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record